JEJUM INTERMITENTE, UMA BOA ESTRATÉGIA PARA EMAGRECER

O jejum intermitente está a tornar-se popular nalguns países por apresentar bons resultados em termos de perda de peso, entre outros benefícios para a saúde. Consiste em estar sem ingerir sólidos, nem líquidos com açúcar durante 16 a 20 horas. O período mais frequentemente escolhido para fazer o jejum intermitente é entre as 19h00 de um dia e as 13h00 do dia seguinte. Este tipo de jejum, para além de ter um impacto positivo na regulação do açúcar no sangue (melhorando a sensibilidade à insulina), nos níveis de inflamação e de desintoxicação, ajuda a regular as hormonas do apetite, leptina e grelina.
Fazer um ou dois dias de jejum intermitente por semana, em dias alternados, pode ser uma boa estratégia para a tua dieta de emagrecimento porque obriga o corpo a utilizar as gorduras armazenadas no tecido adiposo (triglicerídeos), para obter energia. O jejum intermitente começa após o jantar.








5 Dicas para iniciares o jejum intermitente

1. Iniciar o jejum ao fim-de-semana, de sexta para sábado, parece-me mais fácil porque a maioria das pessoas não trabalha podendo acordar mais tarde, prescindindo do pequeno-almoço.

2. As bebidas permitidas, para tomar à hora do pequeno-almoço, são água, à qual se pode juntar umas rodelas de limão ou folhas de hortelã, café, chá e infusões, cevada ou uma taça de caldo de legumes (água de cozer os legumes com um pouco de sal ou molho de soja).

3. Evita bebidas com sabor artificial e refrigerantes "diet" com adoçantes artificiais.

4. A primeira refeição após o jejum, o almoço, deve iniciar com um prato de sopa de legumes sem batata ou um caldo de legumes oriental para evitar comer por compulsão. A sopa acalmará a possível fome inicial de uma formas saudável e equilibrada.

5. Ao almoço, reduz os alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção rápida, pão, batata ou arroz branco e evita os que contêm açúcar. Substitui o acompanhamento habitual da carne ou do peixe por legumes variados ou saladas que podem ser temperados com azeite e vinagre a gosto.


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