AS CASTANHAS NA DIETA PARA SEDENTÁRIOS


A castanha, nome científico Castanea sativa, é um fruto do Outono com uma composição nutricional muito próxima da dos cereais. Judia, Longal, Martaínha, Aveleira, Boaventura, Colarinha e Bária são nomes de algumas das variedades de castanha produzidas em Portugal entre Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Portalegre.  Foi a base da alimentação dos portugueses até ao século XVIII, quando o milho e as batatas entraram definitivamente na gastronomia europeia. A diferença entre as castanhas e os outros frutos gordos e amiláceos, também outonais, como nozes, avelãs e amêndoas, é que as castanhas são menos gordas e, por isso, menos calóricas. Mas, do ponto de vista nutricional, a castanha é um alimento energético, rico e completo, uma vez que contém água, amido (chega a ter duas vezes mais amido do que a batata!) e outros hidratos de carbono como glicose, frutose, sacarose e fibras, na sua maioria insolúveis, gordura polinsaturada, proteínas (não contêm glúten), vitaminas A, C e do complexo B e minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, ferro e manganés.

As castanhas são habitualmente consumidas assadas, cozidas ou piladas, mas existem muitas outras utilizações culinárias. Podem servir de acompanhamento ao peixe ou à carne, usam-se como base de sopas e até são utilizadas para confeccionar doces.

Sabem sempre bem, mas não há bela sem senão. Como referi, as castanhas têm muito amido, sendo seis castanhas equivalentes a um pão. E quem é que consegue ficar só pela meia dúzia? Se está a fazer a Dieta para Sedentários o melhor é, no dia de assar castanhas, comer "só" sopa e castanhas.
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