SOPA PORTUGUESA DE LEGUMES (sem batata)


A sopa é um alimento milenar que consiste num caldo à base de legumes que, em Portugal, se come habitualmente no início das duas principais refeições. É um alimento de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil. Do ponto de vista nutricional é um alimento inigualável. 

Comer sopa todos os dias promove o emagrecimento, a saúde e a longevidade. É por isso que costumo dizer: -Quem come sopa, come saúde! 

Como fazer uma deliciosa sopa de legumes sem batata

Ingredientes

5 cenouras
2 cebolas médias
1/2 abóbora manteiga
1 chuchu ou 1 courgete
2 dentes de alho
1/2 couve lombarda
água, azeite e sal q.b.


Preparação

Descascam-se e preparam-se os legumes. Coloca-se um pouco de azeite no fundo da panela e adicionam-se os alhos esmagados e as cebolas partidas grosseiramente. Põe-se a ferver o azeite até a cebola ficar transparente e adiciona-se um bom copo de água. Juntam-se as cenouras, a abóbora, o chuchu e/ou a courgete e o sal e acrescenta-se água até meio da panela. Deixa-se cozer cerca de meia hora. Depois de verificarmos se a cenoura está  bem cozida, passa-se tudo com a varinha até ficar um puré fino. Acerta-se a água e adiciona-se a couve lombarda partida grosseiramente. Mais dez minutos de cozedura e... a sopa está pronta!

Dica: o segredo de fazer uma sopa deliciosa é cozer os legumes com pouca água (1/3 a 1/2 da panela de água) e acertar a água de acordo com a cremosidade desejada após os legumes estarem transformados em puré com a varinha mágica. 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas