Pular para o conteúdo principal

UMA DÁDIVA DE KEFIR


Doaram-me kefir e estou maravilhada com as suas propriedades nutricionais e probióticas que sabemos serem benéficas para a nossa saúde. Eis o resumo de tudo o que li: 

O QUE É O KEFIR
O kefir, também chamado flor do iogurte, é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Originário do Cáucaso, é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar,  para além do leite, diversos substratos. As sementes do kefir (ver na imagem) contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, tornando-se na fonte de probióticos mais rica e diversificada de todos os produtos lácticos. O metabolismo desta colónia de microorganismos consome a lactose do leite e "digere" a caseína e outras proteínas até aos aminoácidos que as constituem, tornando-a numa bebida de muito fácil digestão

FACTOS NUTRICIONAIS

O kefir possui gosto azedo como o iogurte, mas tem uma consistência mais fina. Nutricionalmente apresenta também algumas diferenças relativamente ao iogurte: é muito rico em vitaminas do complexo B, em especial vitamina B2 e vitamina B12, e  é uma excelente fonte de vitamina D. 

PARA INTOLERANTES À LACTOSE
O kefir é normalmente bem tolerado pelos intolerantes à lactose, quando comparado com o leite normal, mas é possível fazer kefir 100% livre de lactose, usando água de coco, bebida de soja ou sumo de frutas.

COMO SE FAZ O KEFIR

Coloca-se uma colher de sopa de grãos de kefir num frasco e adiciona-se cerca de uma caneca de leite de vaca ou cabra à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido a 37º C. Manter o frasco destapado à temperatura ambiente, em locais com pouca luz, durante 12 a 36 horas, até que apresente textura granulada. 

As temperaturas exteriores devem ser as mais constantes, entre 15º C e 40º C,  e quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação. Abaixo dos 10º C o kefir entra em estado de hibernação, por isso, se quiser ficar um período sem utilizá-lo, guarde-o no frigorífico, mas sempre mergulhado num pouco de leite. 

O kefir não se compra, não se vende. É tradicionalmente doado e as instruções de utilização são passadas oralmente. Daqui a algumas semanas também eu terei kefir para doar. ;)




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…