sexta-feira, 31 de março de 2017

O QUE COMER DEPOIS DOS TREINOS


PERGUNTA DE UMA LEITORA

-Bom dia Sra. Dra. Ana 😊
Tenho o seu livro Dieta para Sedentários (DPS) e faço algumas das receitas habitualmente. Uma questão que tenho é se devo fazer as mesmas refeições almoço ou jantar se ocorrerem pós-treino físico (cycling, Zumba, caminhada rápida de 9 km...)
Antecipadamente grata. 


A MINHA RESPOSTA

-Olá Carla! Pode e deve fazer as mesmas refeições recomendadas na DPS após os treinos. A sopa é um alimento óptimo para se comer depois do exercício físico porque ajuda na reidratação, na reposição dos electrólitos e na reposição das reservas musculares de glicogénio. Além disso é rica em fitonutrientes com propriedades antioxidantes que ajudam a reparar microlesões que ocorrem quando fazemos exercício físico. As proteínas dos alimentos presentes no segundo prato (carne, peixe ou ovos) também são importantes no pós-treino e estes devem ser acompanhados por saladas frescas ou legumes e, se quiser, fruta. 

As refeições antes dos treinos, se for o lanche, pode fazer os lanches recomendados na DPS adicionando uma fonte extra de hidratos de carbono e evitar os lacticínios. Dou-lhe um exemplo: pudim de chia com fruta e uma colher de sopa de flocos de aveia ou puré de abacate com banana e granola caseira.

quarta-feira, 29 de março de 2017

CREME DE ABACATE COM FRUTOS SILVESTRES

Inspirada no blogue da Joana Limão resolvi fazer para o pequeno-almoço esta receita de creme de abacate com frutos silvestres. Adaptei-a aos ingredientes que tinha em casa e ficou mesmo bom. Aqui fica a minha versão:

Ingredientes:
-1 abacate maduro
-1/2 banana
-1/2 limão, sumo

-1 colher de sopa de frutos silvestres congelados
-1 colher de sopa de granola caseira

Colocar no copo misturador o abacate, a banana e o sumo de limão e triturar até cremoso. Colocar numa taça e enfeitar com granola caseira e frutos silvestres. Delicie-se!


terça-feira, 28 de março de 2017

LEGUMES FRESCOS PRONTOS PARA SALTEAR

Descobri no Lidl estes legumes frescos super práticos para quem tem pouco tempo para preparar as refeições. Basta colocar azeite e um dente de alho picado numa frigideira e saltear este preparado de legumes.  O jantar fica pronto em dez minutos. Há quatro ou cinco variedades disponíveis, mas ainda só experimentei estas duas. A mistura asiática, para já, foi a mais apreciada por todos cá em casa.

segunda-feira, 13 de março de 2017

SALADA DE ABÓBORA COM QUEIJO FETA



Porque hoje é dia "segunda-feira sem carne", dia vegetariano em que posso dar o meu pequeno contributo para salvar o planeta, o almoço foi esta deliciosa salada de abóbora com queijo feta.

Ingredientes:
-abóbora
-couve roxa
-queijo feta
-tomate cherry
-coentros

Temperar previamente a couve roxa, partida em juliana, com uma colher de azeite para duas de vinagre. Reservar.
Saltear a abóbora, partida aos cubos, com azeite e alho numa frigideira. Reservar.
Partir o queijo e o tomate e picar os coentros.
Deixar arrefecer a abóbora e misturar tudo numa salada. Não é necessário adicionar sal porque o queijo feta é um pouco salgado, nem mais nenhum tempero.

ROLOS PRIMAVERA EM VÍDEO


domingo, 12 de março de 2017

ROLINHOS PRIMAVERA DE PAPEL DE ARROZ /SPRING ROLLS



Os rolinhos Primavera são uma receita vietnamita de alface, cenoura ralada e ervas aromáticas enroladas em papel de arroz demolhado em água tépida. Podem ainda levar camarão ou carne de porco cozida e massa de arroz. O número de combinações possível de legumes, ervas aromáticas e outros ingredientes é ilimitado servindo todos os gostos, convicções e filosofias de vida. À parte é feito um molho, onde se mergulham os rolinhos Primavera antes de dar a primeira trinca, que leva, entre outros ingredientes, manteiga de amendoim, molho de soja e vinagre de arroz, ingredientes tipicamente asiáticos.
A receita que fiz, uma adaptação às minhas tradições e convicções, levou apenas alface, cenoura ralada, couve roxa, abacate e coentros. O molho é de iogurte com alho e coentros. E ficaram muito bons...

quarta-feira, 8 de março de 2017

"PÃO" OOPSIE

O "pão" oopsie é uma alternativa ao pão tradicional, mas sem hidratos de carbono. É, por isso, um "pão" ideal para diabéticos e para quem está a querer perder de peso. Podem ser comidos simples ou como sanduíche colocando, no meio de dois oopsies, fiambre e queijo ou salmão fumado com tomate cereja e rúcula. Pode também juntar-se sementes de sésamo, papoila ou girassol sobre os oopsies na confecção (os meus levaram sésamo e papoila). Existem mil e uma maneiras de os saborear. Para mim, os oopsies, vieram para ficar. Adoro o nome ;)
A receita base tirei do blogue "5 meninas 5 sabores".


domingo, 5 de março de 2017

PEQUENO-ALMOÇO "LOW CARB"

Para compensar os excessos do fim-de-semana o melhor é preparar um pequeno-almoço "low carb": ovos estrelados com cogumelos e café (hoje o pão e substitutos estão ausentes :(). Podem acreditar que ninguém fica com fome depois de comer esta refeição. É um dos meus pequenos-almoços favoritos. ;)
BOM DOMINGO!