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4 MESES SEPARAM ESTAS DUAS FOTOS

Fica aqui o testemunho de uma amiga que optou por iniciar a perda de peso através de um processo de reeducação alimentar. Conseguiu reduzir 10 kg só com cuidados alimentares, sem acréscimo de actividade física. Agora que se sente melhor, vai iniciar o exercício físico com acompanhamento.

"-Cheguei ao meu peso máximo de sempre, cansava-me, tinha dores no esqueleto, não me sentia saudável. Comecei a consciencializar-me que não tenho 20 anos (nem 30... aliás já passei os 40) e que os problemas de saúde começam a aparecer e o excesso de peso é um fator de risco. Na verdade o meu lado hipocondríaco evidenciou-se ainda mais!

Já tinha feito tentativas de dieta, algumas até com algum resultado, mas nunca acompanhei com esse processo psicológico de reeducação alimentar e acabou sempre por ser um processo lento e com recaídas por me ser extremamente difícil pensar unicamente em "tenho que perder peso".
Tudo passou por uma reeducação alimentar. Dia a dia refletir sobre as más escolhas alimentares e fazer novas opções, procurando que sejam igualmente apelativas, sem perder o prazer de comer ou de cometer de vez em quando uma extravagância. Confesso que não me custou nada porque pela primeira vez foi um percurso natural e porque não pensava em dieta. A minha motivação veio dos próprios resultados.
As dicas que a Ana Carvalhas me deu há anos foram preciosas.
E a ajuda do António Lopes e do Fernando Silva (os meus treinadores) de agora em diante vai complementar este percurso. Optei por perder peso primeiro e depois retomar o exercício físico porque conhecendo-me, o processo inverso ou paralelo seria menos motivador para mim."
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Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…