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LIVRO DIETA PARA SEDENTÁRIOS É UM GUIA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL "LOW-CARB"


O meu livro "Dieta para Sedentários" (DPS), publicado este ano pela Gradiva, é um guia de alimentação saudável, baseado no princípio da redução dos hidratos de carbono, que tem provas clínicas  dadas nos utentes que tenho seguido  ao longo dos últimos anos. Além de mim, os médicos e os utentes da unidade de saúde onde trabalho podem confirmar os benefícios que este tipo de regime traz para a saúde das pessoas que têm excesso de peso, diabetes e risco cardiovascular.

O livro nasceu com o objectivo de divulgar  informação preciosa para a saúde, ao maior número de pessoas possível.

Na primeira parte do livro apresento, de forma resumida e acessível a todos, a fundamentação científica do conceito de  alimentação low carb; na segunda parte indico uma ementa para 21 dias, intitulada precisamente  Dieta para Sedentários com receitas para as quatro refeições principais. O livro termina com testemunhos reais de quem mudou o rumo da sua saúde por seguir a DPS.

Estou feliz porque cumpri o principal objectivo do Ano de 2016, a publicação do livro Dieta para Sedentários. Termino o ano com a notícia de que a segunda edição está quase esgotada.
Obrigada a todos os que compram o livro e/ou acompanham o meu trabalho aqui no blog e nas redes sociais. ;)

FELIZ NATAL PARA TODOS!!!!

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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…