P&R - PERGUNTAS DOS LEITORES

P - No passado dia 21 de Outubro tive consulta consigo (...). Tem corrido tudo bem no entanto, desde a semana passada, tenho tido alguma obstipação. Tenho seguido a dieta à risca e atendendo à quantidade de vegetais que tenho ingerido acho estranho estar com obstipação. Não tenho ingerido arroz, massa, batatas, nem leguminosas à hora de almoço porque me tenho sentido bem só com os legumes... Será que me pode dar alguma dica para combater a obstipação? Obrigada!

- É comum em algumas pessoas quando mudam os hábitos alimentares o intestino ficar temporariamente preguiçoso. Daqui a uma ou duas semanas o intestino regularizará e vai ficar a funcionar melhor.

O que deve fazer é manter o plano alimentar, comendo, nos lanches da manhã e da tarde os frutos gordos. Por exemplo, de manhã comer 15g de nozes, cajus, avelãs, etc.; à tarde comer iogurte natural tipo grego sem açúcar com 1/4 ou 1/2 de abacate e meia maçã pequena e nozes. As gorduras naturais destes alimentos ajudam o transito intestinal.

Durante o dia vá bebendo infusões quentes, escolhendo os sabores que mais gostar, mas lembre-se que não pode adicionar açúcar.

Se tiver dúvidas, disponha.

Ana Carvalhas
Nutricionista
Postar um comentário

Postagens mais visitadas