"DOUTORA, JÁ NÃO SOU DIABÉTICO!"

O senhor José Joaquim de 59 anos, que chegou à minha consulta em Janeiro passado, pesava 110 kg, tinha diabetes tipo 2, hipertensão arterial e colesterol elevado. Vinha com indicação para cirurgia de redução do estômago devido a problemas cardíacos graves que eram consequência, disseram-lhe, da gordura corporal excessiva. Mas a ideia de ser operado assustava-o! Resolveu, por isso,  procurar-me e eu, após a analisar o seu caso, prescrevi-lhe um plano alimentar saudável, rico em legumes, com redução dos hidratos de carbono ("Dieta para Sedentários"). Hoje, quando voltou à consulta, com a felicidade estampada no rosto, disse-me: "-Dr.ª já não sou diabético!" De facto, as análises que trazia na mão estavam impecáveis: glicose em jejum, hemoglobina A1c, colesterol e triglicerídeos, tudo dentro da normalidade, e, melhor que tudo, tinha largado a medicação. A médica de família, à medida que o senhor José Joaquim perdia peso e que os seus indicadores de doença baixavam, foi reduzindo a medicação até não ser mais precisa.

É um pouco cedo para o senhor José Joaquim afirmar que já não é diabético, pois a fase de manutenção do peso começa agora. Esta é extremamente  importante para consolidar os indicadores. Expliquei-lhe que tem que manter este regime alimentar durante dois anos, para que a sua dieta se transforme num estilo de vida.

Parabéns senhor José Joaquim, o seu sucesso é a confirmação de que está a percorrer o caminho certo para a cura da diabetes. Este é mais um dos muitos casos de sucesso da "Dieta para Sedentários" no tratamento da diabetes.




Postar um comentário

Postagens mais visitadas