sexta-feira, 25 de novembro de 2016

COMO SÃO AS TUAS FEZES?

Alterações nas características normais das fezes podem ser o primeiro sinal de alerta para uma doença do tracto gastrointestinal. Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de verificar a aparência das fezes após cada evacuação, deixando passar sinais facilmente observáveis de problemas digestivos.

Por forma a avaliar a forma do conteúdo fecal, de maneira descritiva com métodos gráficos, os médicos Kenneth W. Heaton e S. J. Lewis da Universidade de Bristol desenvolveram uma escala médica destinada a classificar a forma das fezes humanas em sete categorias (ver imagem).

Esta escala divide as fezes em 7 tipos, de acordo com a velocidade do trânsito intestinal:

– Os tipos 1 e 2 ocorrem em pessoas com transito intestinal lento, com pouca fibra na alimentação e tendência à obstipação.

– Os tipos 3, 4 e 5 são considerados as formas normais, sendo o tipo 4 a forma mais saudável e desejável das fezes.

– Os tipos 6 e 7 indicam um trânsito intestinal acelerado, com menos tempo para absorção de água e nutrientes, sendo considerados diarreia.

Para o bom funcionamento intestinal, sabendo que a mucosa intestinal se renova todos os dias, são necessários uma quantidade enorme de macro e micro nutrientes que vão muito para além da água e das fibras. Uma alimentação variada e completa onde predominam os legumes, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, favas,...), frutos gordos (nozes, avelãs, amêndoas, azeitonas, abacate, coco,...), ovos, lacticínios integrais, cereais integrais e frutas são o melhor garante da saúde intestinal.


Referência
Lewis SJ, Heaton KW (1997). «Stool form scale as a useful guide to intestinal transit time». Scand. J. Gastroenterol. [S.l.: s.n.] 32 (9): 920–4

Site consultado
http://www.mdsaude.com

"DOUTORA, JÁ NÃO SOU DIABÉTICO!"

O senhor José Joaquim de 59 anos, que chegou à minha consulta em Janeiro passado, pesava 110 kg, tinha diabetes tipo 2, hipertensão arterial e colesterol elevado. Vinha com indicação para cirurgia de redução do estômago devido a problemas cardíacos graves que eram consequência, disseram-lhe, da gordura corporal excessiva. Mas a ideia de ser operado assustava-o! Resolveu, por isso,  procurar-me e eu, após a analisar o seu caso, prescrevi-lhe um plano alimentar saudável, rico em legumes, com redução dos hidratos de carbono ("Dieta para Sedentários"). Hoje, quando voltou à consulta, com a felicidade estampada no rosto, disse-me: "-Dr.ª já não sou diabético!" De facto, as análises que trazia na mão estavam impecáveis: glicose em jejum, hemoglobina A1c, colesterol e triglicerídeos, tudo dentro da normalidade, e, melhor que tudo, tinha largado a medicação. A médica de família, à medida que o senhor José Joaquim perdia peso e que os seus indicadores de doença baixavam, foi reduzindo a medicação até não ser mais precisa.

É um pouco cedo para o senhor José Joaquim afirmar que já não é diabético, pois a fase de manutenção do peso começa agora. Esta é extremamente  importante para consolidar os indicadores. Expliquei-lhe que tem que manter este regime alimentar durante dois anos, para que a sua dieta se transforme num estilo de vida.

Parabéns senhor José Joaquim, o seu sucesso é a confirmação de que está a percorrer o caminho certo para a cura da diabetes. Este é mais um dos muitos casos de sucesso da "Dieta para Sedentários" no tratamento da diabetes.




quinta-feira, 24 de novembro de 2016

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

PARA O JANTAR

Tentáculos de pota à lagareiro acompanhados por brócolos, couve-flor e cenoura cozidos ao vapor e posteriormente salteados. 
(os legumes compram-se no Lidl na secção dos congelados em sacos de 1kg).



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MAÇÃ COZIDA COM FLOCOS DE AVEIA, CANELA E NOZ



Ingredientes (para duas doses)
2 maçãs
3 colheres de sopa de flocos de aveia
6 nozes
canela em pó (a gosto)

Preparação
Cozer as maçãs partidas sem descascar juntamente com os flocos de aveia (usei cerca de duas chávenas de café de água para cozer a maçã com a aveia). No final, juntar a canela em pó, desligar o lume e deixar arrefecer. Coloca-se nos frascos de vidro e adicionam-se as nozes. Está pronto!

P&R - PERGUNTAS DOS LEITORES

P - No passado dia 21 de Outubro tive consulta consigo (...). Tem corrido tudo bem no entanto, desde a semana passada, tenho tido alguma obstipação. Tenho seguido a dieta à risca e atendendo à quantidade de vegetais que tenho ingerido acho estranho estar com obstipação. Não tenho ingerido arroz, massa, batatas, nem leguminosas à hora de almoço porque me tenho sentido bem só com os legumes... Será que me pode dar alguma dica para combater a obstipação? Obrigada!

- É comum em algumas pessoas quando mudam os hábitos alimentares o intestino ficar temporariamente preguiçoso. Daqui a uma ou duas semanas o intestino regularizará e vai ficar a funcionar melhor.

O que deve fazer é manter o plano alimentar, comendo, nos lanches da manhã e da tarde os frutos gordos. Por exemplo, de manhã comer 15g de nozes, cajus, avelãs, etc.; à tarde comer iogurte natural tipo grego sem açúcar com 1/4 ou 1/2 de abacate e meia maçã pequena e nozes. As gorduras naturais destes alimentos ajudam o transito intestinal.

Durante o dia vá bebendo infusões quentes, escolhendo os sabores que mais gostar, mas lembre-se que não pode adicionar açúcar.

Se tiver dúvidas, disponha.

Ana Carvalhas
Nutricionista

RESULTADO DA DIETA PARA SEDENTÁRIOS

Hoje recebi este testemunho super motivador. Muito obrigada, à sua autora, pela partilha.

"Bom dia Dra. Ana! A sensação de vestir umas calças onde não cabia há mais de 2 anos (desde que engravidei pela segunda vez) é inexplicável! Não tenho (e acho que nunca terei) palavras para lhe agradecer as conquistas que me tem ajudado a conseguir. Depois de dezenas de dietas, 3 nutricionistas (nutricionistas mesmo) consultados só mesmo com a sua dieta consigo perder peso sem passar fome... Não tenho palavras para lhe agradecer! Um grande beijinho".

terça-feira, 8 de novembro de 2016

O SHOWCOOKING "EMAGRECER COM SAÚDE" FOI ASSIM...

Agradeço a todos os participantes a sua presença e à Florette pela oferta dos legumes, molhos e toppings usados nas receitas. Estava tudo muito bom.











quarta-feira, 2 de novembro de 2016

FORMAÇÃO E SAÚDE PARA TODOS

O Congresso Nacional de Medicina abre as suas portas à comunidade no dia 7 de Novembro de 2016 (próxima segunda-feira), no Pavilhão dos Olivais, em Coimbra, a partir das 17h com um programa cheio de actividades para toda a família.
Eu estarei, acompanhada pelo Chef Orlando Castro, no showcooking "emagrecer com saúde" às 17h00 (ver programa na imagem). 

Vemo-nos lá!