PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL - Lanches Escolares Saudáveis

No Dia Mundial da Alimentação fomos a uma Escola do primeiro ciclo de Coimbra fazer um workshop sobre lanches escolares saudáveis com as crianças do primeiro ano, no âmbito da prevenção da obesidade infantil.
As crianças prepararam o seu lanche constituído por cereais (flocos de aveia), iogurte natural não açucarado e fruta (maçã e banana) dentro de um frasco de vidro com tampa. Os objectivos eram fazer um lanche saudável, fácil de preparar e prático de levar para a Escola; não adicionar açúcar ao iogurte, utilizar cereais sem açúcar e usar a fruta como principal adoçante do lanche. Resultado: das 66 crianças envolvidas, apenas uma achou o lanche pouco doce.

RECEITA
Num frasco de vidro com tampa juntar 2 colheres de sopa de flocos de aveia triturados; 3 colheres de sopa de iogurte natural tipo grego (não açucarado); 2 colheres de sopa de fruta em pedaços.

Caros pais e avós, vigiem os rótulos e verifiquem a quantidade de açúcar dos alimentos que dão às crianças. Há iogurtes líquidos que chegam a ter 21g e até mais açúcar. Para quê dar-lhes tanto açúcar se eles apreciam um lanche com muito menos. O açúcar em excesso é tóxico e prejudica muito a saúde.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas