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5 REGRAS PARA PREVENIR A OBSTIPAÇÃO DAS FÉRIAS



O seus intestinos também ficam de férias? Saiba que não está sozinho...

Nas férias mudam as rotinas e este é o principal factor na origem da obstipação de que muitas pessoas se queixam nos primeiros dias de descanso. A modificação dos horários e tipo de refeições, muitas delas à base de pão e com menos fibras, alteram a composição das fezes e consequentemente a motilidade intestinal. A obstipação pode durar três dias que é o tempo normal estimado para as fezes mais duras e desidratadas percorrerem as três porções do cólon: ascendente, transverso e descendente.  

5 REGRAS PARA EVITAR A OBSTIPAÇÃO DAS FÉRIAS:

1- Tente manter o mais possível os horários das principais refeições e aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras e água, como sopas e batidos verdes à base de legumes e frutas.

2- Reduza a ingestão de pão. Deixe-o só para o pequeno-almoço e escolha as variedades mais ricas em fibras como o pão integral ou de sementes.

3- Opte por levar saladas para a praia no lugar das sandes e não se esqueça de adicionar, para além dos alimentos fornecedores de proteínas, alguns frutos gordos como abacate, azeitonas, nozes, sementes e também leguminosas, como feijão ou grão de bico. Nos dias em que fizer questão de levar sandes, não esqueça de lhes adicionar uma folha de alface, tomate ou pepino e cenoura ralada.

4- Evite o açúcar, doces e refrigerantes. Estes alimentos, normalmente com um alto teor de hidratos de carbono, são muitas vezes os responsáveis pela desidratação das fezes, pois necessitam de mais água para serem metabolizados.

5- Por último, recomendo fazer caminhadas ou corrida, que são os melhores exercícios para ajudar o seu intestino a mexer.
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