Pular para o conteúdo principal

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO


Se esta foi a sua resolução de ano novo, o melhor é começar com uma visita ao supermercado. A probabilidade de sucesso aumenta se se abastecer de alimentos para preparar as melhores refeições principais e também merendas para quando sentir fome. Imprima esta lista e leve-a consigo quando for ao supermercado:

LISTA DE COMPRAS
• Manteiga de vaca (Mimosa, Primor ou outra)
• Queijo fresco meio gordo, requeijão, queijo fatiado tipo flamengo
• Outros tipos de queijo (evitar os mais salgados)
• Ovos
• Fiambre ou outras carnes frias
• Qualquer carne (aves, novilho, borrego, cabrito, porco…)
• Qualquer peixe, moluscos ou marisco (dar preferência ao peixe gordo como salmão, sardinha, cavala, robalo, etc.)
• Iogurte natural não açucarado (pode, se for do agrado do leitor, ser do tipo “grego”)
• Repolho, couve-flor, brócolos, couve-de-bruxelas, curgete, beringela, cenoura cebola, alho francês, tomate, pepino, etc. Na secção dos legumes compre o que mais gostar desde que sejam vegetais que cresçam acima do solo (esta é a regra!)
• Legumes congelados (têm idêntico valor nutricional aos não congelados e são muito práticos)
• Abacates
• Frutas vermelhas (morangos, framboesas, mirtilos) e frutas da época de tamanho pequeno
• Azeitonas
• Azeite
• Frutos gordos (nozes, amêndoas, avelãs e pistachios)
• Chá e infusões
• Café
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…