OS 10 MANDAMENTOS DA DIETA PARA SEDENTÁRIOS

Depois das listas de compras e dos alimentos a evitar, chegou a hora de conhecer as regras gerais da Dieta para Sedentários:
1- As únicas bebidas permitidas, sem restrição, são água, chá e café, sem qualquer tipo de açúcar adicionado. A cerveja e o vinho poderão voltar a ser consumidas após a perda desejada de peso, durante a fase de manutenção, mas apenas em duas ou três refeições por semana.
2- Não é aconselhado usar adoçante para substituir o açúcar, pois o objectivo é educar o seu paladar para menos doce e não trocar o doce por doce.
3- Só é permitido pão para o pequeno-almoço na quantidade de 40 gramas, o que corresponde a um papo-seco, mas pode optar por pão escuro ou integral ou de sementes, desde que o seu peso não ultrapasse muito o peso referido. Nas restantes refeições não é permitido nem pão, nem broa, nem nenhum alimento feito à base de farinha de cereais.
4- Em substituição do pão ao pequeno-almoço pode usar-se a aveia integral sem açúcar (1 pão de 40 g = 3 colheres de sopa de aveia).
5- O leite só deve ser consumido pelas pessoas que façam bem a sua digestão e que não tenham prisão de ventre. Quem não pode beber leite não tem motivo para preocupação pois todos os nutrientes do leite são fornecidos pelos queijos ou iogurtes naturais que fazem parte da Dieta para Sedentários. 
6- O lanche da manhã não faz parte do plano uma vez que o pequeno-almoço é reforçado e não deve sentir fome durante a manhã. Mas pode sempre beber-se café ou chá não açucarados;
7- O número de peças de fruta por dia não deve ser superior a duas, pois como vimos as peças de fruta disponíveis no mercado estão cada vez maiores e mais doces.
8- Os molhos permitidos são os que resultam da confecção dos alimentos. Todos os molhos comprados devem ser sujeitos a uma análise do rótulo para certificação de que não contêm nem farinhas, nem amidos, nem açúcares adicionados;
9- Todos os legumes, ou melhor, as partes deles que crescem acima do solo são permitidos, não havendo restrição de quantidade. Podem fazer parte de todas as refeições, incluindo o pequeno-almoço e o lanche. Se, quando chegar a casa com fome, tiver restos de legumes da véspera no frigorífico, não hesite em comê-los. São um óptimo lanche;
10- Os temperos permitidos são o sal, azeite, vinagre, especiarias, ervas aromáticas e sumo de limão.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas