Pular para o conteúdo principal

TESTEMUNHO DE QUEM JÁ PERDEU 25 QUILOS


Olá! Chamo-me Luísa e espero que, com o meu testemunho, possa motivar alguém a mudar de vida.

No inicio de 2013, devido a vários fatores, atingi uma obesidade muito grave (120 kg) e decidi dizer “Basta!”. Tentei começar (mais) uma dieta, mas não estava a resultar como queria e então decidi pedir ajuda médica. A minha médica de família levou-me até ao gabinete da Dr.ª Ana Carvalhas.

Nesse dia a minha vida começou a mudar verdadeiramente e há dois anos que perco peso de forma consistente, facto inédito na minha vida porque sempre recuperei o que perdia com outras dietas.

Neste momento faço a “dieta para sedentários” e já há muitos anos que não me sentia com a energia e com a motivação que tenho neste momento. A perda de peso tem trazido mais saúde física mas também mental e emocional. Esta dieta dá-nos vontade de cozinhar em casa, de inventar pratos, de ser criativa. Com esta dieta aprendi que sou intolerante aos hidratos de carbono e a luta passa por aí.

Aprendi a dar mais importância aos rótulos das embalagens e sinto que houve uma desintoxicação em relação ao açúcar (que sempre foi como um vício para mim). É necessário aprender tudo de novo, a fazer compras, a cozinhar, ter atenção às quantidades e respeitar horários.

Outra mudança foi voltar a fazer exercício físico. Fazer exercício em grupos com as mesmas dificuldades ajuda muito. Partilhamos os problemas, mas também as vitórias! As batalhas foram muitas mas vão continuar! É muito importante não desistir! E tudo isto tem de ser encarado como um “estilo de vida”, com hábitos saudáveis e não como uma dieta.

A Dra Ana é muito criativa, ensina-nos e motiva-nos! Tudo o que consegui até agora foi graças ao seu fantástico trabalho! Obrigada!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…