quinta-feira, 26 de novembro de 2015

HAPPY THANKSGIVING DAY FOR YOU ALL

To my USA visitors may today be very special. Happy Thanksgiving Day wishes!



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PORQUE É QUE OS NUTRICIONISTAS ESTÃO SEMPRE A MUDAR DE OPINIÃO

Artigo do meu colega e amigo Pedro Graça (na imagem) publicado recentemente na revista Visão. Vale a pena ler!
"Esta é uma pergunta recorrente. Em particular, quando acontecem crises alimentares que põem em causa os nossos hábitos mais ancestrais, como a que se viveu nestes dias com a divulgação do relatório do IARC/OMS sobre a relação entre as carnes processadas e o cancro colorretal.
A carne processada, em particular os enchidos à base de porco, fazem parte da tradição mediterrânica mais antiga e dos hábitos alimentares desta região onde nunca existiu carne em abundância e onde a temperatura favoreceu o consumo de carnes de porco desidratadas à base de sal e fumo. A escassez de proteína fez o resto e transformou estes conservados em referências culturais de toda uma população. Que agora parecem ter sido postas em causa." 
Para continuar a ler clicar aqui:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2015-11-24-Porque-e-que-os-nutricionistas-estao-sempre-a-mudar-de-opiniao-


terça-feira, 24 de novembro de 2015

CARNE VERMELHA E PROCESSADA E RISCO DE CANCRO

"CARNE VERMELHA E PROCESSADA, tudo o que ainda não lhe explicaram" é um artigo da revista Prevenir de Dezembro de 2015, já nas bancas, em que colaborei. Saiba tudo sobre consumo de carne e risco de contrair cancro. O artigo está muito completo contendo as quantidades de proteína de vários alimentos de origem animal e vegetal para que, de uma forma informada, o leitor possa fazer as melhores escolhas. Boa leitura ;)

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"RIZZOTTO" (LOW CARB) DE COGUMELOS PORTOBELLO

Receita "low carb"de"rizzotto" sem arroz, em que este foi substituído por couve flor. O resultado foi surpreendente. Vale a pena experimentar. Fazer dieta é uma delícia ;)

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO EM GRUPO

Acabadinho de editar este vídeo para apresentar no Seminário Atividade, Física Saúde e Bem-Estar, que irá decorrer no período da manhã do dia 11 de Novembro de 2015, no Museu Monográfico de Conímbriga.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O QUE LER NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS?

A informação sobre o que verdadeiramente interessa quando leres os rótulos dos alimentos que vais comprar é muito capaz de mudar a tua vida, se o teu objectivo é emagrecer.
(clicar nas imagens para as aumentar)

A leitura dos rótulos é muito importante para fazermos as melhores escolhas. A partir de hoje desvia a tua atenção das calorias e das gorduras para a quantidade de hidratos de carbono e de açúcar que o produto contém e que vais ingerir. Nas imagens que se seguem, rótulos de dois iogurtes líquidos e de um iogurte grego, podemos verificar no primeiro caso que a quantidade de açúcar por iogurte é 20 g (Tutti fruti) e 21 g (piña colada) e no segundo caso (iogurte natural tipo grego) a quantidade de açúcar é 5,4 g. Apesar deste último ter mais calorias (155 kcal contra 112 e 118 kcal dos iogurtes líquidos) engorda menos pois as calorias não são todas iguais e as do açúcar são mesmo as piores.


TESTEMUNHO DE QUEM JÁ PERDEU 25 QUILOS


Olá! Chamo-me Luísa e espero que, com o meu testemunho, possa motivar alguém a mudar de vida.

No inicio de 2013, devido a vários fatores, atingi uma obesidade muito grave (120 kg) e decidi dizer “Basta!”. Tentei começar (mais) uma dieta, mas não estava a resultar como queria e então decidi pedir ajuda médica. A minha médica de família levou-me até ao gabinete da Dr.ª Ana Carvalhas.

Nesse dia a minha vida começou a mudar verdadeiramente e há dois anos que perco peso de forma consistente, facto inédito na minha vida porque sempre recuperei o que perdia com outras dietas.

Neste momento faço a “dieta para sedentários” e já há muitos anos que não me sentia com a energia e com a motivação que tenho neste momento. A perda de peso tem trazido mais saúde física mas também mental e emocional. Esta dieta dá-nos vontade de cozinhar em casa, de inventar pratos, de ser criativa. Com esta dieta aprendi que sou intolerante aos hidratos de carbono e a luta passa por aí.

Aprendi a dar mais importância aos rótulos das embalagens e sinto que houve uma desintoxicação em relação ao açúcar (que sempre foi como um vício para mim). É necessário aprender tudo de novo, a fazer compras, a cozinhar, ter atenção às quantidades e respeitar horários.

Outra mudança foi voltar a fazer exercício físico. Fazer exercício em grupos com as mesmas dificuldades ajuda muito. Partilhamos os problemas, mas também as vitórias! As batalhas foram muitas mas vão continuar! É muito importante não desistir! E tudo isto tem de ser encarado como um “estilo de vida”, com hábitos saudáveis e não como uma dieta.

A Dra Ana é muito criativa, ensina-nos e motiva-nos! Tudo o que consegui até agora foi graças ao seu fantástico trabalho! Obrigada!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CAÇAROLA VEGETARIANA | VEGETARIAN CASSEROLE

A caçarola vegetariana é uma receita de inspiração italiana com baixo teor de carboidratos. É mais uma refeição "Dieta para Sedentários" para fazer segunda-feira depois de aderir ao movimento "Meat free monday - one day a week can make a world of difference".