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Mostrando postagens de Maio, 2015

POR QUE ENGORDAMOS?

Os primeiros hominídeos evoluíram ao longo de milhões de anos alimentando-se do que a Natureza lhes dava: peixe, carne, ovos, bagas e partes aéreas das plantas. O desenvolvimento do cérebro humano terá sido favorecido por uma alimentação que fornecia essencialmente gorduras e proteínas extraídos dos animais que o homem primitivo caçava e pescava.

A introdução em 1977 das novas orientações alimentares para os americanos, baseadas numa dieta rica em carboidratos e pobre em gorduras, precisamente o oposto da alimentação que fizemos ao longo de milhões de anos, teve um efeito desastroso na nossa saúde. A obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e cancro tem aumentado de forma galopante na população da maioria dos países ocidentais, atingindo valores nunca antes vistos. De facto é comum considerar que as gorduras saturadas são a principal causa de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, mas, na realidade, não há nenhum estudo que o comprove. Esta ideia de que as gorduras s…

8 COPOS POR DIA

TOSSE, DOR DE GARGANTA? Passe no supermercado

As diferenças bruscas de temperatura que temos sofrido ultimamente deixaram muitas pessoas com rouquidão, tosse ou dor de garganta. Se é este o seu caso, passe no supermercado e compre uma embalagem de gengibre cristalizado. Estes pedaços de gengibre são os "comprimidos" para a tosse ou dor de garganta que usamos cá  em casa, com muito bons resultados. O sabor picante e as propriedades anti-inflamatórias do gengibre fazem sentir um alívio na garganta quase imediato. Vão por mim!

Começou hoje o Congresso dos Nutricionistas Portugueses

Sala cheia hoje na sessão inaugural do XIV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associacao Portuguesa dos Nutricionistas no Centro de Congressos de Lisboa.

AUTÊNTICAS GULOSEIMAS

A quantidade de açúcar dos cereais de pequeno almoço faz deles autênticas guloseimas agravado pelo facto de não serem conotados como tal. Alguns chegam a ter quase 40 g de açúcar (podem conferir clicando na imagem para a aumentar).
Quem come destes "cereais" todos os dias põe a saúde em risco.
Leiam os rótulos, não  se enganem!

SURREAL

A quantidade de açúcar presente nos iogurtes, tanto sólidos como líquidos é surreal. Fotografei alguns rótulos para perceberem como é importante olhar para a informação nutricional dos alimentos  embalados. 20 g de açúcar por iogurte equivale a três pacotes daqueles que pomos na bica. É uma quantidade absurda : (

PARA O LANCHE

A castanha do Pará ou macadâmia (na imagem) pertencente ao grupo dos frutos oleaginosos é uma boa opção para o lanche daqueles que estão a fazer regime de emagrecimento. Apesar de ser um fruto gordo,  com 85% de gordura,  quase não contém carboidratos (7%). A quantidade a ingerir por lanche não deve ser superior a 15g o que corresponde a 4 ou 5 macadâmias. A embalagem da figura, com fecho, permite guardar na carteira ou na gaveta do escritório, foi adquirida no supermercado Lidl.