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O AÇÚCAR É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES, CANCRO, DIABETES E OBESIDADE

Cada vez mais estudos mostram que há forte ligação entre a ingestão de açúcar e o risco de obesidade, diabetes tipo 2, demência e pressão arterial elevada.

Uma equipa de especialistas mundiais, num relatório encomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), identificou o consumo excessivo de açúcar a partir de lanches, alimentos processados e bebidas como um dos principais factores que causam aumento mundial das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade.

Um estudo recente publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) - Internal Medicine concluiu que quanto mais açúcar se consome maior é o risco de morrer por doença cardíaca. O risco de morte duplica em pessoas cujo consumo de açúcar é superior a 21% do total das calorias diárias.

Efeitos do consumo excessivo de açúcar no nosso organismo:
• Aumenta a pressão arterial, independentemente de outros problemas de saúde;
• Aumenta as gorduras não saudáveis no sangue, como os triglicerídeos e o LDL (o mau colesterol) enquanto diminui o HDL (o colesterol protector);
• Provoca inflamação no corpo;
• Leva ao aumento de peso.

A maior parte do açúcar consumido está "escondido" nos alimentos processados como iogurtes, cereais de pequeno-almoço, bebidas, bolachas, bolos, etc. pelo que se torna mais difícil de quantificar e reduzir. Este tipo de alimentos devem, por isso, ser reduzidos drasticamente da alimentação.

Nos rótulos dos alimentos, deve ler-se a lista de ingredientes, para identificar as várias formas como o açúcar se encontra nos alimentos processados. Estas são:

Xarope de milho ou xarope de milho rico em frutose;
Concentrados de sumos de fruta;
Mel
Açúcar invertido
Açúcar de malte
Melaço
Xarope
Moléculas que terminam em "ose"(dextrose, frutose, glicose,
lactose, maltose, sacarose)

Fonte
http://budapesttimes.hu/2015/02/15/sugar-is-hurting-our-hearts/
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