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Mostrando postagens de Fevereiro, 2015

HUMOR

BACALHAU COM LEGUMES À BRÁS

Esta receita de bacalhau com legumes à brás é muito simples. Basta substituir a batata frita por courgete (partida com casca do mesmo modo que a batata palha), couve lombarda ou couve coração (partida em juliana) e cenoura (ralada). No final de cozinhado une-se tudo com os ovos batidos e enfeita-se com salsa picada e azeitonas.

A NOVA REVOLUÇÃO NA ALIMENTAÇÃO

Tim Noakes (na imagem), professor da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, através do seu livro "The new meal revolution" está a conseguir mudar o paradigma da alimentação que resultou das orientações alimentares implementadas nos Estados Unidos da América (EUA) no final da década de 70.  

"Em 1977, o governo dos Estados Unidos da América publicou as orientações dietéticas e um conjunto de directrizes que defendia uma dieta rica em carboidratos e pobre em gordura, exactamente o oposto da alimentação que temos vindo a seguir desde o tempo dos primeiros hominídeos. Segundo estas directivas, devemos comer seis a onze porções de fornecedores de carboidratos por dia e o açúcar é excelente para adicionar a tudo. Esta dieta foi adoptada na maior parte do mundo ocidental e uma infinidade de produtos magros chegaram às prateleiras dos supermercados. O efeito destas orientações americanas foi desastroso sobre a nossa saúde. Desde o início de 1980 a incidência de obesi…

COLESTEROL ELEVADO? SAIBA, AFINAL, QUAIS OS ALIMENTOS A EVITAR

São cada vez mais os estudos que mostram que os hidratos de carbonoprejudicam mais dos que as gorduras saturadas aumentando os níveis de colesterol sanguíneo e promovendo doenças cardiovasculares.

A Suécia foi o  primeiro país ocidental a rejeitar a dieta baixa em gorduras em favor da dieta baixa em carboidratos,  propondo agora uma pirâmide alimentar (como a da imagem) onde os fornecedores de carboidratos como os cereais e tubérculos estão no topo e os legumes, com valores quase residuais deste nutriente, são a base da alimentação. As gorduras são as que se encontram naturalmente nos alimentos de origem animal e as de adição, como o azeite e a manteiga.

Se tem o colesterol elevado, elimine os doces (sumos, iogurtes, cereais de pequeno-almoço, bolachas e bolos), reduza o arroz, massa, pão e batatas e aumente a ingestão de sopa, legumes e saladas. A fruta deve ser ingerida com moderação, dando preferência às frutas que têm menores teores de frutose.

Tertúlia "Nutrição adequada em contexto universitário"

COUVES DE BRUXELAS COM SALSICHA E QUINOÁ

Couves de Bruxelas com Salsicha e Quinoá, um prato simples, nutritivo e baixo em carboidratos como deve ser a dieta para sedentários. Ingredientes para 2:
1 chávena de café de quinoá previamente cozida no dobro da água (sem sal, nem gordura)
2 Chávenas almoçadeiras de couves de Bruxelas
3 salsichas grandes
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite Coloca-se o azeite e o alho na frigideira até começar a ferver. adicionam-se as couves de Bruxelas e deixa-se cozinhar até ficarem tenras. Por fim juntam-se as salsichas, a quinoá e envolve-se tudo. Corrige-se o sal e está pronto a servir.

O AÇÚCAR É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES, CANCRO, DIABETES E OBESIDADE

Cada vez mais estudos mostram que há forte ligação entre a ingestão de açúcar e o risco de obesidade, diabetes tipo 2, demência e pressão arterial elevada.

Uma equipa de especialistas mundiais, num relatório encomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), identificou o consumo excessivo de açúcar a partir de lanches, alimentos processados e bebidas como um dos principais factores que causam aumento mundial das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade.

Um estudo recente publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) - Internal Medicine concluiu que quanto mais açúcar se consome maior é o risco de morrer por doença cardíaca. O risco de morte duplica em pessoas cujo consumo de açúcar é superior a 21% do total das calorias diárias.

Efeitos do consumo excessivo de açúcar no nosso organismo:
• Aumenta a pressão arterial, independentemente de outros problemas de saúde;
• Aumenta as gorduras não…

COLESTEROL: Ovos, presunto, manteiga e marisco absolvidos

Os alimentos até há pouco tempo considerados culpados do aumento do colesterol e, portanto, das doenças cardiovasculares nas populações ocidentais, tais como ovos, presunto, manteiga e marisco, foram absolvidos. Os vilões afinal são o açúcar e os hidratos de carbono, dadas as provas científicas já reunidas!

Fonte
The Washington Post

SEMINÁRIO NUTRIÇÃO, SAÚDE E DESPORTO

Dia 21 de Fevereiro de 2015 no auditório da Idealmed às 09h30.