terça-feira, 9 de setembro de 2014

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA SOPA

O que é a sopa?
A sopa é um alimento milenar que consiste num caldo à base de legumes que se come habitualmente no início das principais refeições. É um alimento de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil. Do ponto de vista nutricional é um alimento inigualável! 

Que nutrientes contém a sopa?
A sopa é composta maioritariamente por nutrientes reguladores como a água, fibras, vitaminas, minerais e numerosos fitoquímicos, alguns com acção antioxidante, que fazem dela um verdadeiro harmonizador metabólico. O nosso organismo funciona melhor quando comemos sopa!

Para além dos micronutrientes reguladores, a sopa contém hidratos de carbono complexos, gordura (a melhor é o azeite com alto teor de ácidos gordos monoinsaturados) e terá quantidades consideráveis de proteína vegetal se se incluírem leguminosas como feijão, grão, ervilhas, lentilhas ou favas ou proteína animal se se introduzir pescado ou carne.

Propriedades medicinais da sopa e longevidade
Os nutrientes reguladores contidos na sopa promovem o bom funcionamento do intestino, a diurese, a saciedade e a perda de peso. Podemos dizer que as características nutricionais únicas e inigualáveis da sopa ajudam a prevenir, por exemplo, as doenças cardiovasculares e o cancro só para referir as duas doenças que mais vítimas fazem em todo no mundo. De facto, comer sopa todos os dias no inicio das duas principais refeições ajuda a melhorar os valores do colesterol e triglicerídeos e os doentes diabéticos controlam melhor a sua glicémia. Por outro lado, comer sopa diariamente permite restringir calorias sem sacrifício e está provado que a restrição calórica aumenta a longevidade por diminuir os radicais livres, os marcadores inflamatórios e os danos oxidativos do DNA o que proporciona um envelhecimento celular mais lento.  

Quem come sopa, come saúde
Um prato (200 mL) de sopa de legumes fornece cerca de 80 a 120 kcal sendo um alimento com baixa densidade energética, isto é, um grande volume de alimento com poucas calorias. Comer sopa todos os dias promove o emagrecimento, a saúde e a longevidade. É caso para dizer: quem come sopa, come saúde! 

Como fazer uma deliciosa sopa sem batata, no próximo post. Não perca! 
Postar um comentário