quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dieta detox responsável pela morte de Peaches Geldof?

A modelo inglesa Peaches Geldof, que recentemente tinha confessado ser viciada em sumos detox, morreu subitamente aos 25 anos. Ao que parece, a filha de Bob Geldof, tinha aderido a uma dieta detox, rotulada de juicing, em que bebia apenas sumos três vezes ao dia. Este regime promete uma perda rápida de peso, mas é perigoso emagrecer assim.

Tenho recomendado aqui e no consultório sumos detox e, eu própria, sou uma adepta porque os considero boas fontes de vitaminas, fibras, minerais e fitoquímicos, com propriedades antioxidantes e promotoras de saúde. Recomendo os sumos detox como substituição do pequeno-almoço ou do lanche tradicionais, mas nunca do almoço ou do jantar. Nestas refeições fazem falta as fontes de proteína e gordura como a carne, peixe, ovos ou leguminosas e o tradicional azeite ou outras gorduras.

Dietas demasiado restritivas como a que alegadamente estaria a fazer a Peaches são totalmente desaconselhadas. Fazer um dia ou dois deste tipo de jejum não fará mal, mas prolongá-la por um mês traz consequências gravíssimas para a saúde. Para perder peso sem riscos, é melhor pedir a ajuda de um nutricionista.

Ataque cardíaco foi uma das hipóteses levantadas como causa da morte da Peaches, mas a autópsia foi inconclusiva.
Postar um comentário