Dieta para Sedentários - Partilha de Receitas #5

O nosso amigo Manuel Tenda enviou-nos mais uma receita que carimbo com o rótulo "Dieta para Sedentários". Vou experimenta-la brevemente ;)
Obrigada Manel!

BOLONHESA DE COGUMELOS À MANEL


- 1 courgete pequena por pessoa;
- 15 a 20 cogumelos (Marron, Paris, Portobelo ou outros a gosto);
- 1 cenoura média;
- 1 cebola média;
- 2 a 3 dentes de alho;
- 1 folha de louro ( sem a nervura central);
- Sal e pimenta q.b.;
- Oregãos secos (ou/e manjericão se preferir);
- 2 caixas de polpa de tomate (Guloso, Compal ou outra);
- Meio copo de vinho branco (ou tinto);
- 2 colheres de sopa de azeite;
- Salsa.

Fazer um refogado com a cebola, alho e salsa picados finamente e a cenoura ralada. Adicione a folha de louro. Quando a cebola estiver translucida adicionar os cogumelos picados finamente, a polpa de tomate e o vinho branco ( caso prefira tinto, dará um aroma e sabor mais intenso ao molho). Deixe levantar fervura e baixe o lume( mantendo o tacho destapado para evaporar o álcool e não concentrar muito o aroma do vinho) temperando com sal e pimenta e oregãos ou/e manjericão a gosto.

Enquanto o molho apura fazer as espirais de courgete utilizando o espiralizador de vegetais (descascada caso prefira que aparentem ser mais semelhantes a massa ou com casca para ter mais fibra), caso prefira as espirais mais pequenas corte com uma faca ou tesoura de cozinha.

Com o lume no mínimo adicionar as espirais de courgete ao molho e envolver, apagando logo de seguida de modo a que estas fiquem "al dente" servir polvilhado com parmesão ralado (ou um pouco de levedura de cerveja em pó caso seja vegan).

E temos um prato de "massa" com todo o sabor mas com a contagem de calorias em queda livre.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas