A dieta é para toda a vida

Estamos na época do ano em que maior preocupação há com o problema do peso, mas mais por uma questão estética do que para beneficiar a saúde. O desejável seria que essa preocupação se mantivesse ao longo de todo o ano, porque o excesso de peso relaciona-se com inúmeros outros problemas de saúde, como diabetes, doenças cardio e cerebrovasculares, doenças osteoarticulares, alguns cancros, entre outros.

Emagrecer sem esforço é utópico! Perder peso fácil está sempre associado à ideia de recurso a fármacos, mas a experiência das complicações resultantes pela administração de várias fórmulas de medicamentos dietéticos, ao longo de décadas, tem posto em causa a relação benefício/risco. Quem já experimentou medicação, sabe do que estou a falar.

Olhando com atenção a Dieta dos Sedentários vão perceber que os alimentos vegetais estão presentes em força pois são eles que nos ajudam a emagrecer sem esforço e ao mesmo tempo, graças aos seus micronutrientes, nos conferem protecção contra a maioria das doenças desde a gripe até ao cancro. E há tantas variedades de legumes no mercado que não é possível alguem dizer que não gosta.

O peixe, a carne ou os ovos também estão contemplados duas vezes por dia porque fazem falta, não só devido à sua componente proteica, como também pelo fornecimento de vitaminas e minerais essencias ao bom funcionamento no nosso corpo. Os vegetarianos, por exemplo, fazem habitualmente suplementação com vitamina B12, porque não comem carne. A vitamina B12 é essencial no processo de formação de glóbulos vermelhos do sangue.

Em conclusão, a dieta não são só dois meses. Este tipo de alimentação é para toda a vida. Mas podemos, de vez em quando, "dar uma facada" na dieta. Acontece a todos. Comer uma fatia de bolo quando alguém faz anos, petiscar um frito numa festa ou beber uma cerveja na esplanada no Verão, não faz mal! O importante é retomarmos as boas práticas alimentares logo na refeição seguinte.

A maior parte das pessoas que mantém um peso saudável, só o consegue graças a um esforço consciente. Pensem nisto, comecem já hoje a cuidar da vossa saúde. Eu estarei aqui para ajudar!

Postar um comentário

Postagens mais visitadas