Programa de emagrecimento em grupo começa amanhã

Primeiras orientações para quem vai seguir o programa de emagrecimento em grupo aqui no blogue

O que comprar?
Para dar início ao plano é preciso ter em casa, para além do que é habitual para as refeições principais, fruta da época, legumes variados, iogurtes naturais sem açúcar (ver receita na página "receitas"), queijo fresco pouco gordo, fiambre, frutas oleaginosas (nozes ou cajus ou amêndoas ou avelãs, etc. ), gelatina sem açúcar (a marca Condi tem sabores variados, mas as da marca Continente também são boas).

O que eliminar?
Eliminar o açúcar, reduzir a gordura e o sal. Evitar todos os alimentos que os contenham, tais como: bolos, doces, chocolates, rebuçados, gomas, gelados, frutas cristalizadas ou em calda, mel, bolicaos, manhãzitos, croissants, pães de leite, brioches, donuts, bolachas e qualquer tipo, cereais de pequeno-almoço, fritos, massas folhadas, molhos de estufados e assados; maionese e derivados, natas, enchidos e fumados, salsicharia, bebidas alcoólicas, refrigerantes (colas, ice-tea, sumol, fanta, 7up, joi, sunquick...) e néctares de fruta, margarina, iogurtes com pedaços, iogurtes gregos e iogurtes cremosos, pão de forma ou pão branco, barras de cereais, pizzas, gelados...


Não esquecer
-Beber água ou infusões sem açúcar ao longo do dia.
-Comer sopa de legumes todos os dias no início do almoço e do jantar.
-Preferir o peixe à carne (fazer, pelo menos, 5 refeições de peixe por semana).
-Reduzir o consumo de carnes gordas de porco e vaca e preferir as carnes magras de peru, frango e coelho.
-Usar o azeite como única gordura para cozinhar e temperar moderadamente, reduzindo as quantidades habituais.
-A água ou uma infusão quente sem açúcar são as bebidas possíveis para acompanhar o almoço e o jantar.
-Estabelecer um horário para as refeições e cumpri-lo, de modo a não passar mais do que 3 horas e meia sem comer.
-Fazer exercício físico diário: pelo menos 60 minutos de marcha sem parar. É a melhor forma de gastar as calorias em excesso, tensão acumulada e combater o stress.

Amanhã...
Colocarei o plano alimentar para a primeira semana. Estejam atentos!
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