DIETA PARA SEDENTÁRIOS #1


Somos todos, ou pelo menos a maioria, sedentários e é certamente essa circunstância, em conjunto com os maus hábitos alimentares, adquiridos ao longo das últimas décadas, os grandes responsáveis por estarmos todos a engordar.

Preparei um modelo de plano alimentar para uma semana, a que chamei "Dieta para sedentários", que restringe acima de tudo os carbohidratos por estes serem estes os nutrientes que o organismo transforma em energia para a realização das actividades diárias. Como as actividades diárias, para a grande maioria das pessoas adultas, são pouco exigentes do ponto de vista do gasto energético, a alimentação deve ser adequada a esta realidade, isto é, escassa nestes nutrientes energéticos. No entanto, e para que não haja receios nem dúvidas, a restrição é parcial até porque a maioria dos alimentos contêm carbohidratos. De facto, a quantidade de carbohidratos da Dieta para Sedentários vai permitir emagrecer sendo mais do que suficiente para a maioria das pessoas que estão, por exemplo, sentadas em frente a um computador o dia inteiro.

A Dieta para Sedentários que preparei inclui vários alimentos que contêm carboidratos complexos, também denominados carbohidratos de baixo indíce glicémico,uma vez que são aqueles que devemos priveligiar com vista a obter os fins pretendidos.

Vejam o plano, que podem começar já amanhã, com exemplos de refeições fáceis de preparar. Algumas das receitas encontram-se na página "Receitas" aqui no blogue.


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