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DE VOLTA

Depois de uns dias longe do computador e mais perto da família, estou de volta.

Na minha cabeça fervilham ideias de projectos que pretendo desenvolver em 2014. Há muito trabalho para fazer na prevenção e tratamento do excesso de peso. Começo a primeira semana de trabalho do ano com a entrega de diplomas aos participantes do primeiro Programa de Emagrecimento em Grupo (PEG 1), um projecto que iniciei em Julho e que terminou em Dezembro. O PEG1 incluiu 22 participantes com excesso de peso e obesidade e o objetivo principal foi a redução do peso através da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e da prática regular de exercício físico. Durante este período fizemos sessões de educação para a saúde com nutricionistas e médicos, workshops de confecção saudável com o Chef Lavrador, actividade física ao ar livre, algumas vezes acompanhadas por professores de Educação Física e tratámos as emoções e a imagem corporal com a ajuda de psicólogos clínicos em sessões muito apreciadas pelo grupo. Esta experiência, que nasceu da necessidade de assistir a um maior número de pessoas com excesso de peso, superou as espectativas e os resultados não podiam ser melhores. A média de perda de peso rondou os 7% do inicial e há numerosos estudos que demonstram melhorias significativas para a saúde com perdas de peso de apenas 5% do peso inicial. Valeu a pena! E por isso vamos repetir a experiência. O segundo grupo, o PEG2, vai começar para a semana, no dia 16 de janeiro de 2014.

BOM ANO para todos!
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…