DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2013

SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO
16 de Outubro de 2013

O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação, anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), dá ênfase ao dia 16 de Outubro e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.

Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças na agricultura e no sistema alimentar tornam-se mais frequentes e mais insistentes.

Como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação actual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direcção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar estas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que queremos.

Alguns números para lembrar este Mundo injusto em que vivemos:

-No mundo, uma em cada quatro crianças com menos de cinco anos é atrofiada. Isto significa que, devido à desnutrição de que sofrem, 165 milhões de crianças nunca irão alcançar todo o seu potencial de crescimento físico e cognitivo;

-Cerca de dois mil milhões de pessoas no mundo sofrem de car-~encias de vitaminas e minerais essenciais a uma boa saúde;

-Cerca de 1,4 mil milhões de pessoas estão acima do peso. Destes, 1/3 são obesos e em risco de doença cardíaca coronária, diabetes e outros problemas de saúde.

Mais informações na página da FAO, aqui.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas