Mulheres engordam mais do que os homens quando deixam de fumar

Um novo estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, de facto, as pessoas que deixam de fumar tendem a ganhar peso, em particular as mulheres e os indivíduos que mais fumam. Mas o estudo reforça que vale a pena deixar de fumar pois a mudança é muito benéfica à saúde: quatro em cada cinco participantes que deixaram de fumar relataram sentir-se melhor depois de abandonar o vício.

Estudos anteriores demonstraram que, em média, os fumadores tendem a apresentar um peso menor do que não fumadores. No entanto, as razões para este fenómeno ainda não são claras. Existe a hipótese de que a nicotina aja sobre neurotransmissores que regulam o apetite e a saciedade, aumentando os níveis de substâncias inibidoras do apetite. Alguns cientistas relacionam a perda de peso com o facto de o tabagismo prejudicar o olfato e o paladar do fumador, o que pode contribuir para a redução da ingestão alimentar.

O estudo da USP foi realizado com 887 pacientes que participaram de um programa de cessação tabágica no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade entre 2008 e 2011. Após 52 semanas de acompanhamento, os pacientes foram divididos em três grupos: sucesso, recaída ou fracasso.

Fonte: Veja.abril.com.br

1 comentário

Postagens mais visitadas