Hormona que ajuda a inibir o apetite é ineficaz nos obesos

O Glucagon, é uma das hormonas envolvidas na regulação do apetite que perde a sua capacidade em pessoas obesas, de se sentirem saciadas após uma refeição, no entanto continua a suprimir a fome em pessoas com diabetes tipo 1. Estas são as conclusões de um estudo recente feito na Alemanha, publicado no Journal of The Endocrine Society Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM). 
O glucagon é secretado pelo pâncreas e a sua principal função é "avisar" quando os níveis de glicose no sangue estão baixos disponibilizando a glicose armazenada. É um papel oposto ao da insulina, hormona também secretada pelo pâncreas, mas que tem como função diminuir a glicose na corrente sanguínea quando ela está alta.
Há cada vez mais evidências de que o glucagon também desempenha um papel importante na regulação do apetite. Aparentemente, ele envia o sinal de que é preciso reduzir a secreção de hormonas que aumentam a fome, como a grelina. “Quando uma pessoa se torna obesa, o glucagon deixa de induzir a sensação de saciedade”, afirma o coordenador do estudo, Ayman Arafat, pesquisador do Charité-University Medicine, em Berlim.
Referência
Ayman M. Arafat et al. The Impact of Insulin-independent Glucagon-induced Suppression of Total-Ghrelin on Satiety in Obesity and Type 1 Diabetes Mellitus. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2013
Fonte
Postar um comentário

Postagens mais visitadas