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PÍLULA CONTRACETIVA E TROMBOSE

A propósito deste postsobre parar de tomar a pílula contracetiva, do blog Greener Healthier Happier da nutricionista Ana Santos Silva, lembrei-me de uma rapariga que anda nas minhas consultas e sofreu uma trombose. Ela tem 24 anos, não fuma, pratica desporto e procurou-me há uns meses para perder peso. De facto, tinha, na altura da primeira consulta, excesso de peso. Modificou os seus hábitos alimentares de acordo com as minhas recomendações, de modo a emagrecer, mas mantendo uma alimentação adequada a uma praticante de rugby. Os meses foram passando e a Catarina, nome fictício, emagreceu e sentia-se melhor. Há um mês atrás recebi a notícia de um familiar dizendo que a Catarina não vinha à consulta porque estava internada no hospital por ter sofrido uma trombose. Hoje, felizmente ela está bem e veio visitar-me. Disse-me que fez uma bateria de exames, incluindo exames genéticos a ela e à família, e o único factor de risco que os médicos encontraram foi a pílula contracetiva. A Catarina nunca mais poderá voltar a tomá-la. 

Fica o alerta: tomar a pílula contracetiva, não é o mesmo que beber água. Se tem excesso de peso, vida sedentária e é fumadora, pense duas vezes antes de começar ou de continuar a tomar a pílula. As mulheres que sofrem de enxaqueca com aura também têm risco agravado. Em qualquer destas situações, consultem o médico. Não vale a pena arriscar!  
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…