RECEITAS #15: CREME DE COURGETES

A pedido de vários leitores, hoje partilho uma receita de sopa. Era uma enorme falha neste blogue não haver uma única receita de um alimento que tanto recomendo nas consultas. Não hesito em afirmar que a sopa portuguesa de legumes é um alimento proporcionador de saúde e bem-estar que deve ser consumida diariamente por todos. É essencialmente constituída por nutrientes reguladores tais como água, fibras, vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e outros fitoquímicos que promovem o bom funcionamento do organismo. 

CREME DE COURGETES
O creme de courgete prepara-se em trinta minutos.

INGREDIENTES 
4 courgetes; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de azeite; água e sal q.b.
PREPARAÇÃO

Pica-se uma das cebolas e os dois dentes de alho para uma panela de 1,5 L. Põem-se, junto com o azeite, ao lume deixando ferver até a cebola ficar transparente. Adicionam-se as courgetes lavadas e partidas aos cubos com a casca. A casca da courgete contém ácido fólico, fibras, vitaminas e minerais que enriquece nutricionalmente a sopa. 

Adiciona-se o sal e tapa-se a panela. O sal vai fazer sair a água da courgete e ela começa a cozer no seu próprio suco. Junta-se a segunda cebola partida aos cubos e põe-se uma chaleira de água a ferver para ir acrescentando à medida que a courgete e a cebola cozem.

Quando ambas, a cebola e courgete, estiverem cozidas passam-se com a varinha mágica. Acerta-se a água, de modo a ficar com uma textura cremosa, e o sal. E está pronto o nosso creme de courgetes. Enfeita-se no prato com uma "vírgula" de azeite cru.
1 comentário

Postagens mais visitadas