Jogar futebol melhora a saúde do coração em diabéticos tipo 2

Um novo estudo realizado no Copenhagen Centre for Team Sport and Health, na Dinamarca, demonstrou que o treino de futebol melhora a função cardíaca, reduz a pressão arterial e eleva a capacidade de exercício em pacientes com diabetes tipo 2. O estudo mostrou ainda que jogar futebol reduz a necessidade de medicação nestes pacientes.

O estudo foi publicado na revista Medicine & Science in Sports and Exercise.

A equipa de cientistas investigou os efeitos do treino de futebol em 21 homens com diabetes tipo 2, com idades que variaram entre 37 e 60 anos.

"Descobrimos que o futebol melhorou significativamente a flexibilidade do coração e, além disso, tornou o músculo cardíaco capaz de trabalhar 29% mais rápido. Isto significa que após três meses de treino, o coração tornou-se 10 anos mais jovem", explica Jakob Friis Schmidt.

Muitos pacientes com diabetes tipo 2 têm o músculo cardíaco menos flexível, o que é, muitas vezes, um dos primeiros sinais do efeito da diabetes sobre a função do coração, aumentando o risco de insuficiência cardíaca.

A ecografia avançada do coração também demonstrou que a fase de contração do coração foi melhorada e que a capacidade do coração para se encolher foi 23% melhor, resultado que não tinha sido relatado com outros tipos de actividade física.

No início do estudo, 60% dos participantes tinham pressão alta e tomavam um ou mais medicamentos para a reduzir. O treino de futebol reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 8 mmHg, efeito idêntico ao alcançado pelos medicamentos que controlam a pressão arterial elevada e daí que a necessidade de medicação também foi reduzida.

"Os resultados do estudo, juntamente com o interesse dos participantes em continuar a jogar depois do estudo, mostram que o futebol tem um grande potencial para ajudar os pacientes diabéticos", conclui o pesquisador Jens Bangsbo.

Referência
Friis Schmidt J, Rostgaard Andersen T, Horton J, Brix J, Tarnow L, Krustrup P, Juel Andersen L, Bangsbo J, Riis Hansen P. Soccer Training Improves Cardiac Function in Men with Type 2 Diabetes. Med Sci Sports Exerc., 2013, May 10
Postar um comentário

Postagens mais visitadas