Pular para o conteúdo principal

ESCOLA DE VERÃO: EXERCÍCIO, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE

Comunicado de imprensa distribuído pela Administração Regional de Saúde do Centro relativo ao campo de férias saudáveis contra a obesidade infantil que estou a organizar:
  
Cerca de 30 crianças, entre os 06 e os 10 anos, seguidas na Consulta de Obesidade Infantil do Centro de Saúde de Eiras, começam amanhã, e até dia 28 de junho, umas férias saudáveis com muita e diversificada atividade física e educação alimentar.

A iniciativa, designada Escola de Verão – Exercício, Alimentação Saúde, partiu da nutricionista responsável pela consulta da Nutrição do ACES Baixo Mondego, Ana Carvalhas, que preocupada com a incidência do excesso do peso e obesidade nas crianças em Portugal, em particular na região Centro e em Coimbra, decidiu proporcionar uma experiência de atividade física e de educação alimentar às crianças da Escola Básica do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

O programa da Escola de Verão conta com a colaboração da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), onde terão lugar várias atividades, desde o exercício físico, com jogos tradicionais, karaté, rugby, visitas às hortas, passeios a cavalo, ateliers de ciência, e, inclusivamente, a celebração do solstício de Verão no dia 21 de junho. Durante estas atividades, as crianças beneficiarão de alimentação saudável. A prevenção tem sido palavra de ordem no que respeita ao problema crítico da obesidade infantil tanto em Portugal como no mundo. Uma criança obesa encontra-se em risco de vir a sofrer sérios problemas de saúde durante a sua adolescência e na idade adulta, sendo igualmente graves os problemas sociais e psicológicos que enfrenta e que poderão provocar consequências diretas na sua autoestima e a quebra no seu rendimento escolar. A Organização Mundial de Saúde tem chamado a atenção para a necessidade de prevenir em vez de remediar.

Na imagem, a Escola Superior Agrária de Coimbra onde decorrerão todas as actividades.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…