RECEITAS #14: COURGETE GRELHADA

A courgete ou abobrinha é um legume muito recomendado  nos regimes de emagrecimento por ter poucas calorias, uma de tamanho médio fornece 31 kcal,  substituindo facilmente a batata em muitos pratos.

Nutricionalmente é constituída por água, hidratos de carbono algumas proteínas e quantidades vestigiais de gorduras. Oferece uma quantidade considerável de fibras, potássio e folatos (vitamina B9), desde que consumida com a casca. Contém ainda uma pequenas quantidades de vitamina C, vitamina A, ferro e cálcio (informação nutricional baseada na USDA Nutrient Database SR18).

Há mil e uma maneira de preparar as courgetes, mas grelhada é uma das minhas favoritas.

Ingredientes (para duas pessoas):
-1 courgete
-1 colher de sopa de azeite
-1 dente de alho
-sal (opcional)

Lava-se bem a courgete em água corrente e cortam-se a base e o topo. Parte-se a courgete ao alto em lâminas finas e colocam-se no grelhador previamente aquecido. É nesta fase que, se desejarem, se polvilha de sal. Numa taça à parte, mede-se o azeite e pica-se o alho. À medida que as tiras de courgete ficam grelhadas vão-se colocando na taça envolvendo-as com o azeite e alho. E já está! Em menos de 10 minutos temos pronto o acompanhamento da carne ou do peixe que preparámos para o jantar. Bom apetite!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas