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O QUE EMAGRECE MAIS, DIETA OU EXERCÍCIO?

Todos sabemos que a dupla perfeita para emagrecer é a dieta e o exercício físico. Mas, coloca-se muitas vezes a questão, qual das duas é, isoladamente, mais eficaz? Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que os que acreditam que para emagrecer precisam de reduzir na alimentação, têm melhores resultados se fizerem dieta e os que acreditam que o excesso de sedentarismo é o responsável pelo aumento do seu peso, têm melhores resultados se apostarem forte no exercício físico. Concluiu-se daqui que o primeiro passo para chegar mais rápido ao peso desejado é conhecer bem o próprio corpo. 

Um outro estudo que fez a análise de 15 trabalhos de investigação, que envolveram 657 pessoas, realizado no Centro Pennington de Pesquisa Biomédica, nos Estados Unidos, e publicada em outubro de 2012 na revista Obesity Reviews, revelou que as pessoas que não alteraram a dieta, mas correram ou caminharam entre três a 64 semanas, apresentaram uma perda de peso inferior ao esperado, apenas 2 a 3 quilos. A explicação pode estar no facto de quem faz exercício compensar as calorias gastas comendo mais. Esta situação verificou-se em dois dos trabalhos analisados.

Um dos autores do estudo explica: "para gastar 500 calorias (meta diária de quem quer perder meio quilo por semana) é preciso fazer uma hora de actividade física intensa, como uma aula de "jump", por exemplo. O esforço pode ir embora em duas fatias de pizza."

O exercício é promovido como método de perda de peso, mas de pouco serve se não for associado a um regime alimentar para controlo da ingestão calórica de modo a assegurar um balanço energético negativo.

Para terminar, lembro que fazer exercício físico traz benefícios para a saúde,independentemente de fazer ou não emagrecer. De facto, diz-se que tem mais saúde um "gordinho" que faça exercício físico do que um "magrinho" sedentário. Esta noção já existia no século V a.C., estando clara em Hipócrates: “Só a alimentação não mantém um homem saudável; tem também de fazer exercício. Pois a alimentação e o exercício… só juntos originam saúde”.
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Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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