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ACÇÃO "ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL" ONTEM NO CHOUPAL

Ontem passei a manhã na Mata Nacional do Choupal com crianças e os seus pais da Escola Básica da Solum numa acção de promoção de estilos de vida saudável. A Cristina Crespo, enfermeira na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Celas, que, em conjunto comigo organizou e coordenou as actividades, é autora do texto que resume o que lá se passou:

"Hoje conversamos sobre Estilos de Vida Saudável no Choupal! Diverti-me muito e aprendi algumas coisas que quero partilhar com a minha turma e com os meus pais/família!
É muito importante fazer atividades ao ar livre, ajuda a descobrir o mundo, a desenvolver o nosso corpo e estimula as defesas naturais do organismo! Dormir bem é essencial. As rotinas devem considerar as necessidades de toda a família. Por exemplo, considerem a hora a que saem e a que habitualmente chegam a casa para encontrarem tempo para brincadeiras, higiene, alimentação e sono.

15 REGRAS QUE APRENDI HOJE:
  1. Reduzir o sal, as gorduras e o açúcar na confeção e tempero dos alimentos;
  2. Usar gorduras com moderação, de preferência o azeite;
  3. Variar o mais possível os alimentos, preferindo os produtos de cada estação do ano;
  4. Fazer TRÊS refeições principais e DOIS lanches (a meio da manhã e a meio da tarde);
  5. Tomar sempre o Pequeno-almoço;
  6. Comer sopa todos os dias,
  7. Ingerir CINCO porções de fruta/legumes/vegetais por dia;
  8. Estimular as refeições em família;
  9. Mastigar bem os alimentos;
  10. Promover uma alimentação saudável na escola – incluir sempre fruta na merenda que trazemos de casa;
  11. Preferir o pão de mistura em vez de carcaças, baguetes, pão de forma, croissants, bolos, bolachas, pão-de-leite ou folhados.
  12. Evitar os doces – comer só nos dias de festa;
  13. Lavar os dentes pelo menos de manhã e à noite;
  14. Beber cerca de 1,5l de água por dia;
  15. Beber leite simples (evitar o chocolate por rotina ou cereais demasiado açucarados);

Estimular a atividade física promove a coordenação motora e o desenvolvimento intelectual. Praticar um desporto ajuda a ter disciplina, desenvolver espirito de equipa e aprender que o mais importante não é perder ou ganhar mas darmos o nosso melhor, aprendermos a respeitar o adversário e ajudarmos a nossa equipa. É muito importante conhecermos as nossas qualidades, todos temos muitas! Aprendermos a gostar de nós e a reconhecer aquilo em que temos de melhorar, sabermos pedir desculpa, sabermos escutar os outros, respeitá-los e não gozarmos com os nossos colegas (não fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nós)!"

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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
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