Manual do genoma humano relaciona composição genética com o estilo de vida



A medicina personalizada em que os tratamentos serão adaptados de acordo com a informação genética do paciente são o futuro da nossa saúde. Após o sequenciamento do genoma humano foi, recentemente, dado mais um passo neste sentido.

O novo manual de instruções para o genoma humano ajuda a compreender a relação entre composição genética do indivíduo e o seu estilo de vida. O objetivo deste manual é mostrar porque os indivíduos reagem diferentemente a factores ambientais como dieta ou medicação.

O trabalho, que envolveu cientistas de Manchester, Cambridge, Edimburgo, Reykjavik, San Diego, Berlim entre outras instituições de renome, mapeou 65 diferentes tipos de células humanas e metade das 2,6 mil enzimas que são conhecidos alvos de fármacos, a fim de produzir um modelo desta rede.

"Este estudo é uma segunda importante etapa na nossa compreensão do genoma humano. Se o sequenciamento do genoma nos forneceu uma lista dos elementos biológicos, este trabalho explica como essas partes funcionam dentro de indivíduos diferentes," afirma Pedro Mendes, um dos autores do estudo e professor da University of Manchester's School of Computer Science.

"O modelo é um grande passo no caminho da " medicina personalizada" , em que os tratamentos são adaptados de acordo com a informação genética do paciente,"
completa Mendes.

"Para entender o comportamento de um sistema é preciso ter um modelo. Ao converter o nosso conhecimento biológico num formato de modelo matemático, criamos uma ferramenta de acesso livre que vai oferecer uma compreensão aprofundada do metabolismo humano e seu papel fundamental em muitas das principais doenças. E este estudo oferece o modelo mais completo da rede metabólica humana disponível até agora para ajudar a analisar e testar previsões sobre as propriedades fisiológicas e bioquímicas das células humanas," afirma Douglas Kell, co-autor do estudo.
1 comentário

Postagens mais visitadas