Alimentação, Genética e "Química do amor e do sexo" em debate na Universidade Católica do Porto

O Ciclo de Conferências de Biotecnologia, iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica do Porto, regressa hoje. As quatro sessões que compõem o programa estão agendadas para as segundas-feiras do mês, sempre às 17h00, e abordam os universos da alimentação, da genética e o papel da química nas emoções, no amor e no sexo.
As conversas, com duração aproximada de uma hora, são conduzidas por especialistas convidados pela universidade.

Hoje, no encontro inaugural, subordinado ao tema «O admirável mundo novo do RNA: ribonucleases e controlo da expressão génica», a bióloga Cecília Arraiano (Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa) explica qual o papel reservado às moléculas de RNA existentes nas células.

A sessão de 11 de Março debruça-se sobre a história da alimentação portuguesa. José Pedro Lima Reis, dirigente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, é o orador convidado do encontro «Alimentação - da Fundação ao Terramoto de 1755», propondo uma viagem até às raízes da alimentação portuguesa.

Uma semana depois, dia 18, todos aqueles que desejem descobrir os fenónemos, moléculas e aspectos associados às grandes emoções humanas, estão convidados para participar na sessão «Amor e sexo são (também) Química…».

O último encontro, marcado para 25 de Março, mostra como na última década o papel da epigenética vem sendo reconhecido na génese e progressão do cancro. Revela ainda como a compreensão permitiu desenvolver estratégias de detecção, diagnóstico e predição de resposta terapêutica. O convidado de «A Epigenética aplicada à Oncologia» será o médico Rui Henrique (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Instituto Português de Oncologia do Porto).

Os encontros decorrem no Campus Asprela da instituição e têm entrada livre. Estarão disponíveis certificados de presença. Os interessados podem ter acesso a todas as informações através de www.esb.ucp.pt/cicloconferenciasESB.

Fonte
ciênciahoje.pt
Postar um comentário

Postagens mais visitadas