"Emagrecer é..." na blogosfera

Andava eu a surfar na net quando encontrei o texto de uma minha leitora que partilho aqui. Fiquei contente por ter conseguido passar a mensagem que ela aqui expõe tão bem:

"Como muitos de vocês saberão, através do contacto mais directo comigo, procurei recentemente os conselhos de uma Nutricionista ao aperceber-me que a minha alimentação, por melhores que fossem as minhas intenções, podia não ser a melhor. Foi a melhor coisa que podia fazer, sobretudo porque a pessoa em questão pode estar em contacto com os utentes sob diversas formas, uma das quais o seu livro Emagrecer é...
 
Podia escrever imenso sobre o muito que fui aprendendo com este pequeno e magro livrinho acerca da alimentação mais saudável, mas posso resumir as principais conclusões que tirei desta leitura. A primeira, sem dúvida um ponto em que a autora insiste bastante, é que este não é um livro sobre dietas miraculosas e que a perda de peso e a manutenção de uma vida saudável são possíveis através da instauração de regras e não a morrer a fome. Por isso, quando me perguntam "Estás de dieta?", o que devo responder é "Não, estou a reajustar a minha alimentação", porque é para sempre e não temporário, como uma dieta normalmente é vista. Isto é muito importante, visto que normalmente as pessoas sentem que não podem comer para ficarem em forma. A verdade é que é possível emagrecer sem sentirmos fome e com isso ainda estamos a causar uma melhor forma de trabalhar ao nosso organismo. Posso avançar que desde a minha consulta ainda não senti fome ou desconforto e há até coisas que deixam de me apetecer (o que é bom, visto que eu sou uma grande apreciadora de docinhos...). A outra grande mensagem é que a sopa é absolutamente crucial no reajustar dos nossos hábitos - um pratinho de sopa ao início de cada refeição enche-nos parte do estômago por uma módica quantia de calorias, o que faz com que comamos menos do segundo prato. As restantes lições não irei citar, para não estragar o interesse dos leitores, mas devo dizer-vos que aprendi coisas mesmo incríveis acerca da forma de cozinhar e de comer. É alarmante a quantidade de erros que nós inserimos na nossa alimentação, não admira que as pessoas estejam cada vez mais obesas e doentes!
Ao contrário do que muitos poderão pensar, não achei que este seja um livro arrogante acerca da forma como se come ou cozinha, isto é, um livro em que a mensagem principal seja que não há alimentos bons, tudo engorda, não podes comer isso, que horror, nem aquilo, estás feito e se queres ser elegante vais sofrer até morrer! Nada disso - toda a postura de Ana Carvalhas é bastante realista: isto faz mal, isto faz bem. Come mais disto, mas se quiseres podes comer também daquilo que tem mais açúcar ou mais gorduras, simplesmente não faças disso a regra.
 
Agora quase não bebo Coca-Cola, porque sei o que isso representa para mim, mas se um dia me apetece ir ao MacDonald's, por um lado até me sabe melhor o hamburguer, por outro não sinto muitas saudades...
 
Recomendo vivamente, mesmo que não queiram activamente perder peso, mas queiram ser saudáveis."
 
Agradeço à autora estas palavras e a atenção de que o meu livro foi alvo!
Ana Carvalhas

Fonte
Postar um comentário

Postagens mais visitadas