Pular para o conteúdo principal

SALA DE CONSULTA #23: Vale a pena emagrecer!


O Marco tem 31 anos e veio à minha consulta pela primeira vez em Julho de 2012 por indicação do médico de família por apresentar valores elevados de colesterol sanguíneo. O médico aconselhou-o a emagrecer para evitar a medicação contra o colesterol elevado. O Marco pesava na altura 106,7 kg e tinha 1,75 m de estatura (IMC=34,8 kg/m2). Os dados analíticos do Marco revelavam-se, de facto, altos para o colesterol: Colesterol total - 244mg/dL (valor ideal <200mg/dL); HDL - 40 mg/dL (valor ideal >60 mg/dL) e triglicerídeos-139 mg/dL (valor ideal < 150mg/dL).

Durante meio ano o Marco aboliu os fritos, as gorduras saturadas, os doces e os refrigerantes da alimentação e passou a comer sopa (alimento a que não dava a mínima importância) nas duas principais refeições, a preferir o peixe à carne e a dar primazia às carnes magras, a beber água em vez de ice-tea, a comer mais legumes, saladas e leguminosas. Estas recomendações ajudam a reduzir o colesterol por duas vias: primeiro, porque reduzimos a ingestão de gorduras saturadas e de açúcar e, segundo, porque é uma alimentação muito menos calórica, que promove a perda de peso.

Mas, voltando ao Marco: comprou bicicletas para ele e para a namorada e passaram a dar grandes passeios ao fim-de-semana. Lucraram os dois porque o Marco esteve cá ontem, trouxe as análises feitas na semana passada e disse-me que até a namorada emagreceu. Ele pesa hoje menos 14 kg e o colesterol baixou para 217 mg/dL, o colesterol bom subiu: HDL-48 mg/dL e os triglicerídeos estão mais baixos: 85 mg/dL. O índice aterogénico, que estima o risco cardiovascular, baixou de 6 para 5 (o índice aterogénico calcula-se dividindo o colesterol total pelo HDL-colesterol e deverá ser, idealmente, inferior a 5). 

O Marco ainda não parou de emagrecer com os hábitos alimentares e de actividade física que adquiriu. Ele sabe que o emagrecimento é agora mais lento e ainda lhe faltam meia dúzia de quilos para o peso ideal. De qualquer modo os quilos perdidos já lhe trouxeram grandes vantagens para a saúde que se podem ver nos resultados das análises e que se reflectem no seu bem-estar. O Marco mudou e já não aprecia, nem se sente bem com alguns dos alimentos que sempre consumiu, nomeadamente os fritos. 

Este caso de sucesso é certamente um exemplo para muitos: vale a pena emagrecer.

NOTA: Os casos aqui contados na rubrica "Sala de Consulta" baseiam-se em casos reais, mas todos os nomes são trocados, assim como alguns pormenores são alterados, para garantir a absoluta privacidade dos doentes.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…