SALA DE CONSULTA #22: Depois do AVC...

O João, um amigo que conheço desde a infância sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) há cerca de um mês. Em consequência disso ficou com o lado direito do corpo paralisado e dificuldades na fala. Ele tem 50 anos, é culto, inteligente e é um homem de negócios muito activo e trabalhador. Luta agora pela sua recuperação com a precisosa ajuda de profissionais, que muito elogia, do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão. Os AVCs têm tudo a ver com vida sedentária, má alimentação, tabaco, stress e pouco exercício físico. Fica aqui o seu testemunho:


Testemunho


"Eu sou um ignorante, um aprendiz de ignorante. Não sabia que o sistema cardiovascular, ao contrário do sistema músculo-esquelético, nunca se renova. Desde que nascemos até morrermos ele vai-se degradando. Pensei sempre que um dia iria deixar de fazer loucuras, passaria a ter uma vida regrada e que recuperaria em parte o que estivesse mal. Fumei, fumei muito, demais, cheguei aos 70 cigarros por dia e só um susto me fez parar. Pensamos sempre, "sim, é causa de cancro, mas eu vou safar-me". E estatisticamente é verdade, a grande maioria dos fumadores não tem um. Mas ignorava que estava a jogar outro jogo. Tudo o que fumava degradava irremediavelmente os meus vasos capilares, e foi um que me tramou pois ao ficar fechado deixou de irrigar uma parte importante do meu tronco cerebral, especificamente a protuberância. E a somar a isto há a hipertensão, diabetes, colesterol e triglicerídeos em níveis anormais. Tudo factores que ampliam o risco de danificar o meu sistema de "irrigação". E eu não fazia nada para os controlar num jogo em que só há perdedores, uma inconsciência! Agora percebi que posso diminuir a velocidade deste processo, mas o que foi mal feito mal feito ficou. A minha esperança de vida mudou, o prémio do seguro vai confirmar-me a teoria, mas posso viver ainda muitos anos numa vida controlada por fármacos que não poderei falhar. 
Fica o meu testemunho, o prémio não compensa o risco, vivam saudavelmente. :)"
1 comentário

Postagens mais visitadas