SALA DE CONSULTA # 20: Alimentos permitidos em dieta

A Rita veio hoje à segunda consulta e trazia uma lista de alimentos na mão. Queria saber se podiam entrar no seu regime alimentar, tendo em vista a continuação do seu emagrecimento (ela perdeu quatro quilos no primeiro mês), e em que quantidades. Como imagino que a dúvida dela seja a dúvida de outros leitores e seguidores do comerbemateaos100, eis a resposta:

  • Milho: é permitido nos regimes de emagrecimento que faço e é um dos ingredientes possíveis numa salada. Pessoalmente utilizo milho cozido em lata, mas também há milho congelado;

  • Frutos secos: são permitidos, mas devem ser consumidos com moderação por serem gordos e bastante calóricos. Devem evitar-se os que têm excesso de sal.
    Nutricionalmente, os frutos secos possuem uma quantidade elevada de vitamina E, um poderoso antioxidante, e têm na sua constituição essencialmente ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados. Contêm ainda, entre outros micronutrientes, ácido fólico, que previne o aumento da concentração de homocisteína (um aminoácido presente no sangue, que é factor de risco de doença cardíaca) e magnésio, mineral envolvido no controlo da pressão sanguínea. 
    Para quem não quer engordar, os frutos secos devem ser consumidos numa quantidade diária que não ultrapasse os 30 gramas. A título informativo, de acordo com a Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), deixo o valor calórico de 100g de alguns dos frutos secos mais consumidos entre nós, por ordem crescente de calorias fornecidas: amendoim - 571 kcal; castanha de caju - 607 kcal; amêndoa - 619 kcal; avelã - 677 kcal; noz - 689 kcal.

     
  • Cenoura cozida ou cenoura crua?: O amido que entra na constituição de um grande número de alimentos amiláceos, como é o caso da cenoura, é assimilado de forma diferente consoante esteja cru ou cozido. Esta é a explicação para a qual  a cenoura crua tem um índice glicémico muito menor do que a cenoura cozida, daí que em regimes de emagrecimento se priveligie a cenoura crua ou mal cozida. Ler mais sobre as características nutricionais e medicinais da cenoura aqui:  http://comerbemateaos100.blogspot.pt/2010/12/propriedades-nutritivas-e-medicinais-da.html.

  • Cogumelos: têm um valor calórico muito baixo porque o nutriente que entra em maior percentagem na sua constituição é a água (cerca de 93%). Têm ainda proteínas e fibras em pequenas quantidades e valores quase residuais de hidratos de carbono e gordura. Aos cogumelos são atribuídas propriedades imunomodulatórias, antioxidantes, anti-inflamatórias e até anticancerígenas. Podem e devem fazer parte de qualquer regime de emagrecimento. Ter apenas em atenção a origem dos cogumelos selvagens apanhados em matas, campos ou pinhais. Os que se encontram à venda nos supermercados, frescos ou congelados, são produzidos em estufa e de consumo seguro. 

  • Gelatina: como expliquei à Rita, a gelatina é a única sobremesa doce permitida nos regimes alimentares que faço. É constituída maioritariamente por água, hidratos de carbono e proteínas. Como não tem gordura é relativamente baixa em calorias (100 g de gelatina fornecem 80 kcal).  A gelatina pode comer-se como sobremesa no final de uma refeição ou ao lanche em substituição de um iogurte.  
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