Pular para o conteúdo principal

SALA DE CONSULTA # 17: Obeso, diabético, hipertenso e ex-fumador

O senhor José Carlos, um homem de 45 anos, veio ontem à consulta de controlo de peso. Iniciou as consultas em Maio passado, por conselho do médico de família, com um quadro de obesidade mórbida (IMC>40 kg^m2) com diabetes e hipertensão associadas. Tomou a decisão de deixar de fumar em 2011 e fe-lo, com grande determinação, de um dia para o outro, mas foi ganhando peso o que agravou a sua obesidade.

A balança que tenho no consultório é um analisador da composição corporal que obriga os utentes a pesarem-se sem sapatos e sem meias. Recordo-me que o senhor José Carlos, quando veio pela primeira vez à consulta, ficou cansado e com respiração ofegante com o simples acto de apertar os sapatos e guardou as meias no bolso porque o esforço de as calçar era, para ele, muito grande.

A partir desse dia de Maio tem cumprido escrupulosamente as indicações alimentares que lhe dei e já perdeu 14 quilos. A actividade física que desenvolve é agricultura e criação de animais as quais se têm revelado mais do que suficientes para ajudar a reduzir o peso. O senhor José Carlos não pára um segundo e já começou a sentir  melhorias no controlo da sua diabetes tendo até, de acordo com a orientação do médico de família, suprimido um dos medicamentos que estava a tomar e a tensão arterial diminuiu. Contou-me que a principal alteração alimentar que fez foi comer  sopa nas duas principais refeições sendo o jantar, na maior parte dos dias da semana, constituído por dois pratos de sopa sempre com feijão ou grão de bico (porque as leguminosas têm proteína, como lhe expliquei) e fruta, como sobremesa. Disse-me ainda que antes de vir à consulta era impensável para ele passar sem comer pelo menos duas costeletas ou quantidade idêntica de outra carne. Agora come mais vezes peixe e até passou a preferi-lo à carne.

O senhor José Carlos está admirado como tem conseguido perder peso sem sentir fome e disse-me que sempre pensou que teria que passar muita fome e isso assustava-o, principalmente porque o seu trabalho é muito exigente fisicamente e tinha receio de sentir fraqueza.
Ele está feliz e eu dou-lhe a maior força para continuar. Levou como objectivo para a próxima consulta vir com um peso com apenas dois dígitos. Baixar a barreira dos 100 kg é uma vitória que faz bem ao ego.

NOTA: Os casos aqui contados na rubrica "Sala de Consulta" baseiam-se em casos reais, mas todos os nomes são trocados, assim como alguns pormenores são alterados, para garantir a absoluta privacidade dos doentes.
2 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…