SALA DE CONSULTA # 11: Como resolver o problema da retenção de líquidos

A retenção de líquidos, um problema que afecta muitas mulheres,  provoca a indesejável sensação de inchaço e ganho de peso. Esta questão é frequente nas minhas consultas sendo as principais queixosas as mulheres e a fase de maior retenção o período pré-menstrual. Em geral têm em comum uma profissão sedentária e o facto de beberem muita água a fim de cumprirem o objectivo, tão divulgado, de ingerirem um litro e meio por dia. Nada mais errado.

Conto-vos a história da Isabel que fazia exactamente isso e que, no final do dia, sentia as pernas inchadas e pesadas. Veio à consulta para perder peso e queixou-se da retenção de líquidos. Disse-me: "Doutora, para a quantidade de água que bebo faço muito pouco chichi". Pois bem, como habitualmente, fiz-lhe o plano alimentar adequado aos seus horários e à sua actividade e proibi-lhe a ingestão de água ao longo do dia. Aconselhei-a, no caso de sentir sede, a beber chá ou outra infusão, sem açúcar, explicando-lhe que existe uma diferença entre beber água e beber chá ou infusão: estes últimos contêm minerais e iões que passaram das folhas ou de outras partes das plantas para a água, o que torna a bebida mais diurética do que a água (a diurese é a produção de urina pelos rins). Depois expliquei-lhe que no próximo mês conseguiria perder entre três e quatro quilos de peso à custa da redução de massa gorda e da redução da água retida nos tecidos, se cumprisse o plano prescrito. 

A maioria das pessoas com problemas de retenção de líquidos resolvem-no quando começam a cumprir o plano alimentar que prescrevo por várias razões: por um lado, aumentam o consumo de sopa, legumes e frutas, alimentos ricos em potássio que favorecem a diurese; por outro lado, deixam de consumir fritos, doces, bebidas alcoólicas, alimentos gordos e ricos em sódio (cereais, bolachas, enlatados, azeitonas, enchidos, etc.),  todos eles alimentos que favorecem a retenção de líquidos.  

A Isabel apareceu um mês depois na consulta com a felicidade estampada no rosto e desejosa de me contar as novidades. Tinha perdido, conforme medi, quatro quilos, dos quais três de massa gorda e um de água. E disse-me: "depois que passei a levar o chá para o trabalho, notei uma grande diferença, vou muito mais vezes à casa de banho. As pernas desincharam e até na barriga noto uma grande diferença." 

A sua infusão preferida é a de gengibre, que ela prepara com lascas de gengibre e água muito quente. Logo já vou passar no supermercado para comprar gengibre pois quero experimentar. Acho curioso o sabor do gengibre na comida, mas nunca bebi a infusão.

NOTA: Os casos aqui contados na rubrica "Sala de Consulta" baseiam-se em casos reais, mas todos os nomes são trocados, assim como alguns pormenores são alterados, para garantir a absoluta privacidade dos doentes.
6 comentários

Postagens mais visitadas