A soja não tem qualquer efeito na redução dos sintomas da menopausa

Um estudo recentemente publicado no The Journal of The North American Menopause Society mostra que o consumo de soja ou produtos de soja, como tofu ou bebida de soja, ao contrário do que tem sido divulgado, não tem nenhum efeito clinicamente significativo na redução do aparecimento de ondas de calor e de suores noturnos, em mulheres na menopausa.

O estudo envolveu mais de 1600 mulheres de várias etnias, seguidas durante dez anos. O principal factor dietético estudado foram os fitoestrogénios. Predominantemente encontrados no tofu, bebida de soja (incorrectamente chamada leite de soja) e outros alimentos com soja, os fitoestrogénios têm uma estrutura química semelhante ao estrogénio acreditando-se que imitam os efeitos da hormona no corpo feminino. Como os níveis de estrogénio diminuem durante a menopausa, os investigadores acreditavam, até aqui, que uma dieta rica em fitoestrogénios poderia reduzir os sintomas da menopausa. Neste estudo, foi ainda avaliado o consumo de fibra, porque se pensa que estas aumentam a disponibilidade dos estrogénios no corpo.


O estudo não encontrou nenhuma correlação consistente entre o consumo de fitoestrogénios e fibra e a diminuição dos sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos, em mulheres na menopausa.


Referência:
1.Ellen B. Gold, Katherine Leung, Sybil L. Crawford, Mei-Hua Huang, L. Elaine Waetjen, Gail A. Greendale. Phytoestrogen and fiber intakes in relation to incident vasomotor symptoms. Menopause: The Journal of The North American Menopause Society, 2012; : 1 DOI: 10.1097/gme.0b013e31826d2f43
Postar um comentário

Postagens mais visitadas