SALA DE CONSULTA # 8: Diabetes descontrolada

Uma senhora diabética entrou no meu consultório acompanhada pelo seu médico de família: "Precisamos da sua ajuda. A D. Augusta tem uma diabetes tipo 2 descontrolada e não percebemos porquê. O seu valor de hemoglobina glicosilada é de 9%".

A D. Augusta tem 60 anos, está reformada e vive sozinha. No breve inquérito alimentar que lhe fiz, não detectei nenhum alimento que pudesse ser o responsável pelos valores de hemoglobina glicosilada que apareciam nas análises. A hemoglobina glicosilada, hemoglobina glicada ou ainda hemoglobina  a1C permite avaliar o controlo das glicémias nos últimos três meses. O valor de 9% de hemoglobina a1C da D. Augusta corresponde a um valor médio diario de glicémia de 210 mg/dL, valor muito acima do desejado. Pareceu-me sincera no relato daquilo que comia pelo que lhe pedi que registasse, numa grelha fornecida por mim, tudo o que comia em cada refeição e medisse os valores da glicémia uma hora e meia após cada uma das refeições.

Uma semana depois a D. Augusta apareceu-me com um sorriso nos lábios e os registos alimentares e glicemicos, que eu lhe pedira, na mão. O seu sorriso revelava o seu alívio por algo que descobrira: "Doutora, são os cornflakes".

Peguei na folha e reparei que, à noite, pelas 19h30, a D.Augusta tomava uma taça de leite com cornflakes que lhe servia de jantar. Vivia sozinha e não lhe apetecia fazer comida só para ela. Uma hora e meia depois a sua glicemia disparava para valores sempre acima de 300 mg/mL.

Os cornflakes, aparentemente insuspeitos para diabéticos por não terem açúcar na sua composição, revelaram-se um alimento de alto índice glicemico que não pode ser consumido por estes doentes nem por qualquer pessoa que não queira engordar. A explicação é simples: os cereais são, de um modo geral, feitos com farinhas muito refinadas e os cornflakes, apesar de não terem açúcar, transformam-se em glicose rapidamente no nosso organismo. São, por este motivo, alimentos de alto índice glicémico.

Detectado o erro, foi só pedir à D.Augusta que trocasse aquela refeição de cereais com leite por um bom prato de sopa, de preferência contendo grão, feijão ou lentilhas e uma peça de fruta, ao jantar. Afinal, se a sopa já estiver feita, não é preciso estar a cozinhar à noite.

Leia mais sobre índice glicémico dos alimentos aqui.

3 comentários

Postagens mais visitadas