Pular para o conteúdo principal

SALA DE CONSULTA # 9: Iogurtes em vez de medicamentos?

A Dona Felismina é uma senhora de 75 anos, com pouca instrução, que chegou à minha consulta por ter obesidade, colesterol elevado, hipertensão arterial e dores articulares. É, de facto, sabido que a hipercolesterolemia, a hipertensão e as dores nas articulações dos membros inferiores andam de braço dado com a obesidade, pelo que seria de todo vantajoso que a Dona Felismina perdesse peso.

Fiz-lhe o inquérito habitual sobre medicação, ficando a saber que ela estava a tomar medicamentos para baixar o colesterol sanguíneo e para baixar a tensão. Quando acabei de registar esta informação na ficha clínica, reparei que ela olhava para mim como uma criança que tinha descoberto uma coisa boa. E disse-me: "Sabe, doutora, na verdade já não estou a tomar  o medicamento para o colesterol. Ouvi na televisão o anúncio daqueles iogurtes que baixam o colesterol e troquei o medicamento pelos iogurtes." Perguntei-lhe se tinha dado conhecimento à médica que lhe receitara o medicamento, ao que respondeu negativamente. Então expliquei-lhe os perigos que corria por ter deixado de tomar a medicação para baixar o colesterol e expliquei-lhe também que os iogurtes não podem substituir os medicamentos. Bem sei que os fabricantes do tipo de iogurtes em causa publicitam que eles actuam no colesterol alimentar, recomendando que se tome o iogurte no final de uma das refeições principais, devido à ligação de alguns fitoquímicos presentes no iogurte ao colesterol dos alimentos, impedindo assim a aborção deste no organismo. Mas trata-se de pretensões às quais falta suficiente credibilidade científica. E, além do mais, ninguém toma os iogurtes às refeições principais, mas sim ao pequeno-almoço ou ao lanche.

A Dona Felismina, ao deixar de tomar os seus comprimidos para o colesterol, ficou em risco de ter um acidente vascular cerebral ou problemas cardíacos graves. Tudo isto devido a publicidade enganosa. Quantas pessoas por esse país fora não terão feito o mesmo que a Dona Felismina? E não há ninguém que seja responsabilizado?

NOTA: Os casos aqui contados na rubrica "Sala de Consulta", baseiam-se em casos reais, mas todos os nomes são trocados, assim como alguns pormenores alterados, para garantir a absoluta privacidade dos doentes.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…