Pôr ou não no lixo um alimento fora de validade

Em Portugal, não encontramos nas lojas alimentos com o prazo de validade expirado. Mas em nossas casas acontece por vezes que não consumimos os alimentos dentro do prazo inscrito na embalagem, ficando com pena de pôr no lixo alguns que ainda parecem estar bons.  É importante então sabermos mais sobre a rotulagem alimentar: 

O prazo de validade inscrito nas embalagens é estabelecido pelo produtor e pode ser apresentado de duas formas:
  • Data limite de consumo, que é apenas utilizada para produtos que facilmente se deterioram, sendo a expressão utilizada "Consumir até…" seguida da indicação do dia e do mês;
  • Data de durabilidade mínima, que é aplicada as todos os outros géneros alimentícios através das expressões "Consumir de preferência antes de …" , indicando a data o dia (por exemplo: manteiga, leite UHT, …) ou "Consumir preferencialmente antes do fim de", seguida da indicação do mês e ano, para alimentos com uma duração entre 3 e 18 meses (por exemplo: congelados, arroz, feijão seco, côco ralado, etc.), ou, simplesmente, a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses (exemplo: enlatados, mel, etc.).
No primeiro caso, o consumo após a data indicada poderá trazer riscos para a saúde porque se trata de alimentos que se deterioram fácil e rapidamente como, por exemplo, peixe fresco, carne picada, salsichas frescas, queijo fresco, leite do dia, bolos com creme, etc. Ao comer estes alimentos fora do prazo corre-se o risco de toxinfecção alimentar. 

No segundo caso, pode haver alteração das características dos alimentos, como, por exemplo, alteração da cor ou da textura, mas tal não acarreta nenhum risco para a saúde.

Lembro que a data colocada na embalagem é definida pelo produtor e este, para não correr riscos que ponham em causa a qualidade do seu produto, coloca uma determinada data sabendo que o produto se manterá em perfeitas condições de consumo durante muito mais tempo sem se deteriorar. Para evitarmos o desperdício de alimentos que estão bons, mas que já estão fora do prazo de validade, aconselho a abrir a embalagem e verificar a cor, o aspecto, a existência de bolores e o cheiro. Segundo dados da FAO (Agência para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas), a quantidade de alimentos desperdiçados na Europa e nos Estados Unidos é de 95 a 115 quilos per capita por ano!

O leitor encontra mais informação sobre Legislação Alimentar, Rotulagem e Nutrição em: http://www.gpp.pt/RegAlimentar/Legis/RN.html

Postar um comentário

Postagens mais visitadas