Na menopausa aumenta a gordura abdominal

Ao contrário do que muitos acreditam, a menopausa não causa aumento de peso, mas sim da gordura acumulada em torno da cintura, concluiu um estudo feito por especialistas da Sociedade Internacional da Menopausa (IMS, sigla em inglês). De acordo com esse estudo, as alterações hormonais que ocorrem na menopausa, ou seja, a queda dos níveis de estrogénio, alteram a forma como o corpo armazena gordura nos quadris e na cintura.

O estudo foi publicado esta semana no Climacteric e vem a propósito do Dia Internacional da Menopausa, que se comemora a 18 de outubro. Os resultados do trabalho sugerem que é falsa a crença de que a menopausa necessariamente provoca o ganho de peso.

"Na realidade, isso é apenas uma consequência dos fatores ambientais e do envelhecimento. Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real", diz Susan Davis, professora da Universidade de Monash, na Austrália e uma das autoras do estudo.

A imagem que escolhi para ilustrar este post não foi ao acaso. Para se contrariar esta acumulação de gordura abdominal que pode surgir na menopausa, o melhor é caminhar a passo acelerado ou mesmo correr todos os dias. Obviamente, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Fonte da notícia:
Veja.abril.com.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas