Crianças obesas têm paladar menos sensível


Crianças obesas têm papilas gustativas menos sensíveis e é justamente a menor percepção dos cinco sabores que faz com que comam mais. A descoberta é da Universidade Charité Hospital de Berlim, na Alemanha. Os dados foram divulgados, entre outros, pelo jornal inglês Daily Mail.

Os cientistas analisaram cerca de duas centenas de voluntários com idades entre 6 e 18 anos, sendo 94 de peso normal e 99 obesos. Todos tinham saúde e não tomavam medicamentos que pudessem afectar o paladar e o olfacto. A sensibilidade ao gosto foi testada com tiras gustativas na língua, que abrangiam  cinco sabores em quatro intensidades.

Verificou-se que, apesar dos pequenos obesos terem uma capacidade semelhante aos outros de saborear o doce, apresentaram menor sensibilidade a outros tipos de gosto. Com o tempo, os participantes do grupo de controlo melhoraram a capacidade de diferenciar as sensações, o que não ocorreu nos obesos.

O motivo exacto para essas diferenças não foi identificado. Os investigadores acreditam que genes, hormonas, cultura e exposição a diferentes gostos no início da vida desempenham um papel importante.

Fonte: Saude.terra.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas